O que diz a lei fundamental da eletrostática?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

A eletrostática é parte da física que estuda os diversos comportamentos das cargas elétricas e seus fenômenos, além das interações atrativas e repulsivas entre essas cargas.

Fórmulas: eletrostática
Força elétrica: F = k. (q1. q2)/d²; Potencial elétrico: P = E/q.

1. Num sistema eletricamente isolados, é sempre constante a soma algébrica das cargas elétricas. 2. Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, enquanto cargas elétricas de sinais opostos se atraem.

A eletricidade estática é um fenômeno científico que acontece quando os elétrons fluem entre dois corpos diferentes que foram aproximados ou tocados, gerando um excesso de cargas elétricas negativas na superfície de um dos corpos, até que elas sejam descarregadas em um corpo eletricamente neutro.

Uma das aplicações básicas da Lei de Coulomb é na máquina copiadora (também conhecida como xerox, para onde vai boa parte do dinheiro dos universitários). Em 1938, Chester Carlson percebeu que suas mãos criavam atrito com o monte de papel que ele manipulava. Foi a partir dessa observação que ele inventou a copiadora.

A fórmula da lei de Coulomb foi determinada por Charles-Augustin de Coulomb em 1785. A força é diretamente proporcional ao produto dos módulos entre as cargas. A força é inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa as cargas.

Resposta. Resposta: A Lei de Coulomb, formulada em 1783 pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb, é uma lei física que descreve a interação eletrostática entre partículas carregadas.

O que é a pintura eletrostática? Como o nome já sugere, trata-se de um método criado para ser utilizado em superfícies feitas de materiais que possuam carga elétrica. Por isso, esse tipo de pintura costuma ser aplicada em superfícies metálicas, como portões de aço e esquadrias de alumínio.

Um exemplo comum no cotidiano é um monitor de computador carregado ou televisão. Ao aproximar os pêlos do braço ou o cabelo, estes ficam esticados conforme as forças de atração eletrostática devido à carga líquida do monitor. Os processos de eletrização são basicamente três: atrito, condução (contato) e indução.

Princípios importantes da Eletrostática
Os átomos são compostos por três elementos: prótons, elétrons e nêutrons.

Quando uma carga interfere em outras cargas, tem-se a força elétrica ou energia potencial elétrica. A Eletrostática possui três princípios: o princípio da atração e repulsão, o princípio da conservação de cargas elétricas e o princípio da eletrização.

Eletrodinâmica é o ramo da Física que estuda o movimento das cargas elétricas. A movimentação dessas cargas é obtida quando se aplica uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um meio condutor.

Eletrostática: é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso e abrange os conceitos de tipos de eletrização, força eletrostática, campo elétrico e potencial elétrico. Eletrodinâmica: é uma área da física que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento.

O pesquisador alemão Otto Von Guericke (1602 – 1686) conseguiu inventar a primeira máquina eletrostática, em 1672.

Propriedades da eletrostática
A eletrostática é composta por algumas propriedades específicas destinadas à compreensão deste ramo da física: a Carga Elétrica, a Força Elétrica, o Campo Elétrico, o Potencial Elétrico e a Energia Potencial Elétrica.

O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente.

Esse fenómeno tão frequente nos humanos resulta da transferência entre corpos e objetos da eletricidade estática. Trata-se do acumular no organismo, de uma carga elétrica que aumenta, até dissipar para outro objeto ou corpo com carga neutra ou carga oposta.

Por volta de 1600, o médico inglês Willian Gilbert, observou que outros materiais, ao serem atritados, se comportam como o âmbar. Gilbert dizia que estes corpos estavam eletrizados. Isto porque no grego temos: âmbar = eléctron. Daí surgiu o termo Eletricidade.

A principal contribuição de Coulomb foi sobre a lei que determina a força de interação elétrica entre materiais portadores de cargas. A chamada lei de Coulomb mostra que a relação de atração e repulsão das cargas elétricas é semelhante à lei da gravitação universal proposta por Isaac Newton.