O que diz a lei de conservação de massa?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Num recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”

A Lei da Conservação das Massas foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio do químico russo Mikhail Lomonosov. No entanto, sua obra não teve repercussão na Europa Ocidental, cabendo ao francês Antoine Laurent Lavoisier o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama Lei de Lavoisier.

Entre elas existem duas mais importantes, que são: Lei de conservação das massas e Lei das proporções constantes. Essas leis foram criadas, respectivamente, por Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) e por Joseph Louis Proust (1754-1826).

A Lei de Lavoisier é conhecida como Lei da Conservação da massa, uma vez que em uma reação química, a massa dos reagentes é igual a massa final dos produtos.

A física moderna admite, entre outras, as seguintes leis de conservação (para as quais nunca se observou uma violação): Lei da conservação de energia. Lei da conservação do momento linear. Lei da conservação do momento angular.

O Princípio da Conservação da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída".

Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

Exemplos da segunda lei de Newton
Em nosso cotidiano, encontramos diversos casos da segunda lei de Newton em ação. Por exemplo, quando empurramos um objeto, como podemos ver na imagem, fazemos força sobre ele a fim de movê-lo. Contudo, quanto mais massa tiver esse objeto, maior será a força empregada sobre ele.

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

  • Oxigênio
  • Silício

b) a Lei de Lavoisierse aplica a sistemas que estejam nas condições normais de temperatura e de pressão.

Alguns exemplos da Lei de Lavoisier
Como a Lei de Conservação das Massas é uma lei da natureza, ela está presente em todas as reações químicas do cotidiano. Por exemplo, em uma fogueira: Aparentemente, o fogo destrói toda a madeira e a massa gerada de cinzas é menor do que a massa da madeira utilizada inicialmente.

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier.