O que diz a Lei de Chatelier?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

De acordo com o princípio de Le Chatelier, quando um sistema atinge o equilíbrio químico, a velocidade da reação direta se torna igual à velocidade da inversa. Dessa forma, a concentração (em mol/L) de todas as espécies permanece constante.

De acordo com o princípio de Le Chatelier, se a pressão de um sistema for aumentada, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio no sentido de maior volume, enquanto que se a pressão for diminuída ocorrerá o deslocamento do equilíbrio. Aumentando a pressão = equilíbrio desloca para a direita (por ser o lado de menor volume).

Leis do Equilíbrio Químico
“A velocidade de uma reação é diretamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes, quando estes estão elevados a expoentes, que são os seus respectivos coeficientes estequiométricos.”

Com os resultados dos seus estudos, ele formulou uma generalização para o equilíbrio químico que enuncia o seguinte: “Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, sempre no sentido de minimizar a ação do fator aplicado.”

Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.

O equilíbrio químico ocorre em reações reversíveis e se caracteriza por velocidades iguais de consumo e de formação de cada uma das espécies envolvidas na reação química. Nos refrigerantes existe um equilíbrio químico entre o ácido carbônico (H2CO3) e seus produtos de decomposição, água e dióxido de carbono (CO2).

Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.

O Equilíbrio Químico é atingido quando uma reação reversível ocorre no sentido direto e no inverso, com a mesma velocidade, e as propriedades do sistema se estabilizam.

O Princípio de Le Chatelier diz que, se um sistema estiver em equilíbrio e algum fator externo, como variação da concentração, da pressão ou da temperatura, acontecer; o sistema deslocará o equilíbrio químico a fim de minimizar as perturbações causadas.

Um exemplo de equilíbrio químico aplicado ao cotidiano é o de uma garrafa de refrigerante. Em uma garrafa de refrigerante há a decomposição/formação do ácido carbônico (H2CO3), que se decompõe em água e dióxido de carbono.

Quando fornecemos temperatura a um sistema em equilíbrio, por exemplo, estaremos favorecendo a ocorrência da reação que absorve calor, isto é, a reação endotérmica. Por outro lado, se diminuirmos a temperatura do sistema, estaremos favorecendo a reação que libera calor, ou seja, a reação exotérmica.

Entenda o que é equilíbrio químico
O equilíbrio químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes.

O sal inicialmente é hidratado, por isso, apresenta coloração azul. Mas quando ele é aquecido, sua água evapora e ele se torna branco. Com o tempo e em repouso ele absorve a umidade do ar e começa a se tornar azul novamente.

No refrigerante há a formação de um equilíbrio que é deslocado quando o ingerimos, no sentido da formação de gás carbônico, provocando o “arroto”.