O que diz a legislação no Brasil para o uso dos OGM?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

225 da Constituição Federal, estabelece normas para o uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados, autoriza o Poder Executivo a criar, no âmbito da Presidência da República, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, e dá outras providências.

Lei da Biossegurança
Em decisão apertada, o Plenário validou o artigo 5º da Lei de Biossegurança (Lei 11.105/2005), que autoriza a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento.

Por sua vez, a Lei de Biossegurança, art. 40, determina que “os alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de OGM ou derivados deverão conter informação nesse sentido em seus rótulos, conforme regulamento”.

4 Qual foi a primeira legislação no Brasil que trouxe no seu texto a questão da biossegurança? R.: No Brasil, a primeira legislação que poderia ser classificada como Biossegurança foi a Resolução nº 1, do Conselho Nacional de Saúde, de 13 de junho de 1988.

A Lei nº 11.105/2005 veio regulamentar os incisos II, IV e V do parágrafo 1º do art. 225 da Constituição Federal, bem como estabelecer normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados e seus derivados.

A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada através da lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, cuja finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM, bem como no ...

O Princípio da Precaução se torna importante no tocante à liberação dos Organismos Geneticamente Modificados, como Princípio constitucional que garante a sadia qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

A Lei de Agrotóxicos e Afins nº 7.802, de 11 de julho de 1989, estabelece que os agrotóxicos somente podem ser utilizados no país se forem registrados em órgão federal competente, de acordo com as diretrizes e exigências dos órgãos responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura.

As culturas para as quais existem tecnologias OGM aprovadas no país são:

  • Algodão.
  • Cana-de-açúcar.
  • Eucalipto.
  • Feijão.
  • Milho.
  • Soja.

Qual a importância das Agências Reguladoras? Acima de tudo, todas as agências reguladoras executam suas atividades, dentro do seu ramo de atuação, para garantir que determinados setores atuem conforme regras que o próprio país definiu como benéfico a si próprio.

O artigo 5º da lei 11.105 de 24 de março de 2005 – Lei de Biossegurança – dispõe sobre a utilização de células-tronco embrionárias humanas, obtidas através de fertilização in vitro, para fins de pesquisa e terapia.

Resolução Normativa nº 01, de 20 de junho de 2006
Dispõe sobre a instalação e o funcionamento das Comissões Internas de Biossegurança (CIBios) e sobre os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e cancelamento do Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB).

Em 1995, para viabilizar o desenvolvimento da biotecnologia com segurança e regular a aplicação da engenharia genética e a liberação de transgênicos, o Brasil estabeleceu normas de biossegurança.

A Lei de Biossegurança (Lei 11.105/05), que criou normas para uso e cultivo de organismos geneticamente modificados (transgênicos) e que autoriza pesquisa com células-tronco humanas completa dez anos nesta terça-feira (24).

O Brasil é o segundo maior produtor de alimentos transgênicos do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Entre os principais cultivos transgênicos do Brasil estão a soja e o milho.

Áustria, Alemanha, Hungria e França são contra a adoção de transgênicos, independentemente do fato da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) considerá-los seguros para o consumo humano.

Como a biossegurança é fiscalizada no Brasil e quais são as suas aplicações? No Brasil, a regulação e a fiscalização da biossegurança é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).