O que diz a Bncc sobre alimentação saudável?

Perguntado por: esalgueiro2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Conforme a BNCC, os objetivos gerais para o ensino de alimentação saudável na educação infantil são: Desenvolver o conhecimento sobre os grupos alimentares e suas funções nutricionais, bem como sobre os alimentos de cada grupo.

BNCC: Ciências 9° Ano. Meta: 12.3 - Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita. ..

Atividades e plano de aula alimentação saudável educação infantil BNCC. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. Argumentar sobre os alimentos processados e in natura.

A habilidade EF35EF05 consiste em: Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

A habilidade EF03CI06 consiste em: Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Escuta, fala, pensamento e imaginação (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

A habilidade EI02TS02 consiste em: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

7 planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG04 da BNCC

  1. Banho nas bonecas. Alinhado à BNCC do tema . ...
  2. Planejando o momento de alimentação. ...
  3. Pega-pega nunca três. ...
  4. Conversando sobre o momento do sono. ...
  5. De onde vem a nossa comida? ...
  6. Acampamento na área externa. ...
  7. Refletindo sobre os alimentos de pouca aceitação.

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. importância da boa alimentação sem desperdícios; • Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

7 dicas para preparar aulas que estimulem a alimentação saudável

  1. Atividades para ensinar sobre frutas e legumes. ...
  2. Apresente músicas educativas. ...
  3. Faça uma pequena horta na escola. ...
  4. Faça uma visita a uma feira. ...
  5. Jogo da memória. ...
  6. Degustação às cegas. ...
  7. Trabalhe com os familiares.

Uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. A alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde.

A habilidade EF05CI09 consiste em: Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

EF05CI05: Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

A habilidade EF01CI03 consiste em: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

A habilidade EF12EF02 consiste em: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc).

A habilidade EF01CI02 consiste em: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.