O que diz a Bncc sobre a avaliação?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 6 de maio de 2023
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Tanto a LDB quanto a BNCC apontam para princípios de avaliação cuja função não é aferir a “quantidade de conteúdo assimilado”, mas sim investigar o percurso dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências. E é esse o foco da aprendizagem que deve nortear aulas e processo de avaliação, principalmente agora.

São elas: empatia, curiosidade, sociabilidade, resiliência, autoconhecimento, integridade, resolução de problemas e criatividade.

A LDB, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (Art. 24, V-a).

O principal objetivo da avaliação é fornecer informações acerca das ações da aprendizagem e, por esse motivo, não pode ser realizada apenas no final do processo, pois dessa forma o seu objetivo principal, que é a aprendizagem do aluno, acaba se perdendo.

Quais são os 4 tipos de avaliação escolar?

  1. Avaliação formativa. ...
  2. Avaliação somativa. ...
  3. Avaliação diagnóstica. ...
  4. Avaliação comparativa.

Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente. Além disso, utilizar diversos estilos de avaliação é bom para o aluno, o professor e para o aproveitamento das aulas como um todo.

O conhecimento e a aprendizagem são critérios individuais que devem ser respeitados no desempenho dos alunos, então é fundamental priorizar a avaliação contínua. Os parâmetros de avaliação podem ser feitos ao longo do processo do conhecimento do aluno, não somente no final dela.

A BNCC não aborda, especificamente, a questão da avaliação na Educação Infantil, mas registra a necessidade da intencionalidade educativa e do acompanhamento da prática. DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Conheça os três tipos de avaliação
Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

Quais são as habilidades previstas na BNCC?

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Os critérios de avaliação estão relacionados diretamente aos conteúdos específicos e não aos instrumentos, os quais devem ser elaborados à luz dos critérios de avaliação. São elaborados pelo professor – visto que estão voltados para o conteúdo específico e para o recorte e abordagem realizados pelo professor.

A atual LDB (Lei n. 9.394/1996) estabeleceu que a avaliação deve ser contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos sempre prevaleçam sobre os quantitativos, priorizando, dessa forma, a qualidade e o processo de aprendizagem. Em outras palavras, expressou claramente que a avaliação deveria ser formativa.

A LDB 9394/96, art. 24, V, a trata como verificação do rendimento escolar, sendo contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos e quantitativos.

21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior.

O que é Avaliação:
Pode ser sinônimo de estimativa ou apreciação. Uma avaliação pode ser a estimativa do valor de alguma coisa ou de algum trabalho. No mercado imobiliário, por exemplo, uma avaliação é feita por um avaliador e consiste no valor comercial de uma propriedade.

Avaliar não consiste somente em aplicar provas e dar notas, avaliar vai muito mais além. A avaliação da aprendizagem deve ocorrer de forma contínua e progressiva, buscando compreender as facilidades e dificuldades de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

A avaliação de aprendizagem deve fornecer informações sobre o andamento de cada fase da vivência pedagógica para que os professores possam promover mudanças necessárias ou manter estratégias de ensino já utilizadas, pensando nas demandas de cada criança ou adolescente.

A avaliação cumulativa é muito utilizada em processos seletivos, vestibulares e concursos públicos, mas também pode ser aplicada no contexto escolar como uma forma de acompanhar o desempenho dos estudantes de forma mais abrangente e integrada.

São abordados, a prova, a observação, o portfólio, o relatório, conselhos de classe e o mapa conceitual. No entanto, vale ressaltar que a limitação desse trabalho, impossibilita a apresentação de todos os instrumentos de avaliação que, igualmente, são importantes de serem considerados no processo educativo.