O que diz a 1 lei de Newton *?

Perguntado por: dbotelho6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

A Segunda Lei de Newton estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que atuam sobre ele. Como a aceleração representa a variação de velocidade por unidade de tempo, a 2ª Lei indica que as forças são os agentes que produzem as variações de velocidade em um corpo.

A Terceira Lei de Newton, também chamada Ação e Reação, relaciona as forças de interação entre dois corpos. Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este exerce uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário sobre o corpo A.

Portanto, a força de 1 N = 0,1 kgf é praticamente igual à força que a Terra exerce sobre um pacote de 100 g.

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

A Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia) diz que um corpo em repouso tende a permanecer em estado de repouso e um corpo em movimento uniforme em uma linha reta, tende a permanecer em movimento constante (a menos que uma força atue sobre ele).

“Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja compilado a modificar esse estado pela ação de forças impressas sobre ele.” Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula.

A primeira lei de Newton, também conhecida como princípio da inércia, afirma que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme caso as forças que atuem sobre ele se anulem.

De acordo com a segunda lei de Newton, ao ser feita uma força sobre um corpo, ele adquire aceleração, e se o total de forças resultantes sobre um corpo é zero, ele está em repouso. De acordo com a terceira lei de Newton, ao ser feita uma força de ação sobre um corpo, ele responde com uma força de reação.

E como Newton era um homem à frente de seu tempo, esses princípios, que veremos abaixo, continuam atuais.

  • Princípio da Inércia. ...
  • Princípio Fundamental da Dinâmica. ...
  • Princípio da Ação e Reação. ...
  • Lei zero da Termodinâmica. ...
  • Primeira lei da termodinâmica. ...
  • Segunda lei da Termodinâmica. ...
  • Terceira lei da Termodinâmica.

Isso significa que as forças atuam em pares e que para toda ação existe uma reação. Por exemplo, se o corpo A exercer uma força Fa sobre o corpo B, o corpo B irá exercer uma força Fb de igual intensidade sobre o corpo A, isto é Fa = Fb,, e de igual direção, pois ambos estão na horizontal.

As leis de Newton são um conjunto de três leis que explicam a dinâmica do movimento dos corpos, juntas elas formam as bases da mecânica clássica. Foram criadas por Isaac Newton e publicadas em 1687, em seu livro "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural".

A terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo recebe-a.

Se um corpo se movimenta através de um fluido (um gás, um líquido ou um vapor) surge uma força que se opõe a esse movimento. Em se tratando do ar, essa força é chamada de força de resistência do ar.

Newton-metro ou newton metro (sem hífen) é a unidade de momento do Sistema Internacional de Unidades. Sua unidade é representada por N m. É uma unidade derivada do SI correspondendo ao torque provocado por uma força de um newton exercida a uma distância de um metro do ponto de rotação.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

A força (F) é um vetor (indicado por uma seta acima da letra), ou seja, possui módulo (intensidade da força exercida), direção (reta ao longo da qual ela atua) e sentido (o lado da reta no qual a força foi exercida).

Situações de ação e reação são muito comuns em nosso cotidiano, ocorrem sempre que temos forças em ação e, portanto, em reação. Por exemplo, ao empurrarmos um carro, exercemos uma força sobre o carro e este exerce uma força sobre nós.

Famoso por sua "Lei da gravitação universal", enunciou ainda as Leis do Movimento. Descreveu os fenômenos óticos: cor dos corpos, natureza da luz, decomposição da luz. Desenvolveu o cálculo diferencial e integral, importante ferramenta matemática utilizada em diversa áreas do saber.