O que diz 1 Coríntios 2 9?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

9 Mas, como está escrito: As acoisas que o bolho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. 10 Porém Deus no-las arevelou pelo seu Espírito; porque o Espírito besquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus.

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Bíblia Sagrada 1 Coríntios 2.9.

1 Coríntios 2:9-16 NVI
Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito.

Deus é um doador. Deus se alegra em nos abençoar generosamente. Agora ele pede que nós façamos o mesmo. Doar não é uma tarefa arbitrária dada para nós sustentarmos nossas igrejas e ministérios; não, doar faz parte da transformação do nosso caráter para nos tornar mais como Deus.

O que Paulo faz em 2 Coríntios 9:6 é estabelecer a simples verdade: se você semear pouco, você colherá pouco, e se você semear com abundância, você também colherá abundantemente. De acordo com o que você semeia você também colherá. Haverá um retorno para seu presente, e este retorno está de acordo com quanto você dá.

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela os vários propósitos pelos quais a epístola foi escrita: A fim de fortalecer e expressar gratidão aos membros da Igreja que haviam recebido bem sua carta anterior. A fim de alertá-los sobre os falsos mestres que corrompiam as puras doutrinas de Cristo.

Em 1 Coríntios 1–11, Paulo adverte contra as divisões dentro da Igreja e enfatiza a importância da união entre os membros da Igreja. Ele adverte os membros contra a imoralidade sexual, ensina que o corpo é um templo do Espírito Santo e incentiva a autodisciplina.

Em 1 Coríntios 3:9–23, aprendemos que Paulo estimulou os membros da Igreja em Corinto a edificar o fundamento de sua fé sobre Jesus Cristo e a permitir que o Espírito habite na Igreja.

1Coríntios 2:9 ARA
mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Não podemos possuir o amor de Deus, sem ao mesmo tempo viver este amor na caminhada desta vida. Isto significa que usemos as oportunidades da vida para desistir de nossos aparentes direitos, a fim de viver para os outros — tudo por causa do evangelho de Cristo. Assim alcançaremos a coroa incorruptível.

Literalmente, poderíamos dizer: fora da vista, fora da mente. No entanto, a equivalência para nós é: o que os olhos não veem, o coração não sente. Em português, usamos esse provérbio principalmente quando falamos de decepções amorosas e queremos esquecer uma pessoa que já não está mais em nossa vida.

15 Porém o espiritual discerne bem todas as coisas, mas ele por ninguém é discernido. 16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa ainstruí-lo?

Isaías 40:13 NTLH
Quem pode conhecer a mente do SENHOR? Quem é capaz de lhe dar conselhos?

17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o aEspírito do Senhor, aí há bliberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a aglória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma bimagem, como pelo Espírito do Senhor.

Pensamento: Que promessa poderosa! Se estivermos dispostos a compartilhar generosamente com os outros no nome de Jesus, como o apóstolo Paulo diz nos dois versículos anteriores, teremos o que precisamos e nossas vidas serão cheias de boas obras que trazem glória a Deus.

“Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7). Como qualquer outro pai e mãe, Deus deseja ver seus filhos sempre bem dispostos, sempre felizes, sempre ressuscitados, apesar das dificuldades, aliás, se fôssemos santos, diríamos: exatamente por causa das dificuldades.

7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.