O que dissolve metal?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A água-régia (do latim "aqua regia" que significa "água real"), é uma mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) concentrado numa proporção de 3:1. É um líquido altamente corrosivo de coloração amarela. O nome desta mistura vem da propriedade de dissolver os metais nobres ("regius”).

Observa-se que em (1) zinco metálico reage quimicamente com ácido clorídrico, produzindo cloreto de zinco e liberando gás hidrogênio. Já em (2), níquel metálico reage quimicamente com ácido clorídrico, produzindo cloreto de níquel e também liberando gás hidrogênio.

A Água Régia, atualmente, é muito utilizada em processos industriais e laboratoriais, para análise química e determinação de seus teores. A mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) concentrado numa proporção de 3:1 resulta em um líquido altamente corrosivo de coloração amarela chamada Água Régia.

Ferro forjado ou fundido enferrujará mais facilmente. Coloque um pouco de ácido clorídrico em uma garrafa plástica. Esse ácido é fácil de encontrar em pequenas quantidades nas lojas de ferragens, muitas vezes denominado ácido muriático. Com cuidado, despeje mais ou menos 60 ml em uma garrafa de plástico resistente.

Os metais chamados de não nobres, isto é, aqueles que aparecem na fila de reatividade dos metais à esquerda do H, reagem com substâncias de caráter ácido. Isso ocorre porque são mais reativos que o hidrogênio e, assim, deslocam o hidrogênio dos ácidos, formando o cátion H+ ou H3O+.

O óxido de alumínio se dissolve em muitas substâncias químicas, principalmente em ácidos fortes e álcalis. Quando o filme é removido, o metal se corrói rapidamente por dissolução uniforme.

Ele tem ação corrosiva nos tecidos dos organismos vivos e pode causar queimaduras severas na pele.

Corrosão galvânica: É a situação que mais provoca corrosão no alumínio e suas ligas. Em uma reação de oxirredução, o metal mais nobre reduz e o menos, oxida. Em outras palavras, sofre corrosão o metal menos nobre.

O ácido sulfúrico reage com a maioria dos metais, em uma reação de deslocamento simples, com a formação de gás hidrogênio e o sulfato do metal correspondente. O ácido sulfúrico diluído ataca o ferro, o alumínio, o zinco, o manganês e o níquel; o estanho e o cobre já precisam de ácido quente concentrado.

Em condições específicas (ácido nítrico concentrado), o ácido nítrico dissolve a prata, agindo como agente oxidante (oxida a prata).

Os únicos metais que reagem com as bases são o alumínio (Al), o zinco (Zn), o chumbo (Pb) e o estanho (Sn).

O ácido nítrico é um potente oxidante que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro. O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos que reagem com os íons de ouro, retirando o ouro da dissolução.

- O ácido nítrico é um potente oxidante, que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro; - O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos, que reagem com os íons de ouro, separando assim esse metal.

Use ácido fosfórico ou clorídrico.
O ácido fosfórico na verdade é um "conversor" de ferrugem; ele transforma o óxido de ferro (a ferrugem) em fosfato férrico, uma substância preta e removível. Deixe o material enferrujado de molho no ácido durante a noite. De manhã, retire-o do ácido e deixe-o secar.

Pegue um maçarico de oxiacetileno.
Essa ferramenta mistura os gases oxigênio e acetileno a fim de produzir uma chama perfeita para derreter bem uma grande diversidade de metais, inclusive aço, bronze, prata, cobre e alumínio.

O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.

Como exemplo pode-se citar o ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido nítrico, hidróxido de sódio e hidróxido de potássio, entre outros.