O que diminui a aterosclerose?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Manter uma dieta saudável pode ajudar a diminuir o risco de aterosclerose. No entanto, é menos claro se a suplementação da dieta com vitaminas, fitoquímicos, minerais traço ou coenzima Q10 também ajude a reduzir o risco.

O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.

Algumas ótimas opções de remédios caseiros para aterosclerose, que é o acumulo de gordura no interior das artérias, são a berinjela e os chás de ervas como a cavalinha porque estes alimentos possuem propriedades que ajudam na eliminação destas placas de gordura.

O tratamento dessa doença é feito através de uso de medicamentos que ajudem no controle do colesterol, da pressão e do diabetes, e por alterações na alimentação e prática de atividade física. Em casos de excesso de peso, é recomendada a perda de peso para diminuir o risco de complicações.

Laranja e outras frutas ricas em vitamina C
Frutas ricas em vitamina C e flavonoides possuem ação antioxidante, podendo auxiliar a reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. Além disso, ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo no bom funcionamento do nosso sistema circulatório.

Vitamina K2 MK

A vitamina que limpa as artérias, fixa o cálcio nos ossos e rejuvenesce! Promove a saúde cardiovascular e restauração óssea! O que é a Vitamina K2 MK-7? Vitamina K2 MK7, é uma vitamina lipossolúvel que se apresenta sob a forma de menaquinona (K2).

Melancia

Melancia: um estudo realizado na Universidade da Flórida indicou que a melancia é capaz de alargar os vasos sanguíneos, reduzindo assim a pressão sobre eles.

Saiba quais são os alimentos mais indicados:

  • Abacate. O abacate é uma excelente fonte de gorduras boas, que ajudam no controle do colesterol e dificultam o acúmulo de tecido adiposo no corpo como um todo e, em especial, nas artérias.
  • Brócolis. ...
  • Aspargo. ...
  • Nozes. ...
  • Café

Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como sedentarismo, alimentação inapropriada, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e obesidade.

O médico pode prescrever medicamentos para ajudar a desentupir as artérias e veias e realizar exames de desobstrução desses vasos com a angioplastia, que pode ser ou não acompanhada da aplicação do stent, um pequeno tubo metálico que mantém a artéria livre de obstruções.

- Tome um copo por dia sempre em jejum – antes do café da manhã. - Faça o tratamento durante três semanas seguidas. - Após esse período, deixe seu corpo descansar por sete dias e recomece o tratamento. Dica: caso queira, adoce com uma colher de mel, pois o sabor não é dos melhores, porém o remédio é muito eficiente.

O sódio eleva a pressão arterial, endurece as artérias e modifica a função renal, aumentando as chances de infarto e derrame. Utilizar muito sal na comida, carnes embutidas (salsicha, mortadela, salame), salgadinhos, carnes processadas, temperos prontos e fast-food.

Entre sintomas que podem ser um indicador de aterosclerose, podemos destacar:

  1. sensação de peso ou de aperto no coração;
  2. sensação de queimação no peito;
  3. pontadas e dores mais agudas no peito ao realizar atividades físicas mais intensa;
  4. falta de ar;
  5. sudorese e suor frio.

Prevenção e tratamento de aterosclerose

  1. Seguir uma dieta saudável.
  2. Exercício. ...
  3. Perder peso. ...
  4. Parar de fumar. ...
  5. Reduzir os níveis de colesterol LDL.
  6. Reduzir a pressão arterial. ...
  7. Reduzir os níveis de glicose no sangue.
  8. Às vezes, tomar medicamentos, tais como uma estatina.