O que dilui resina epóxi?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Se a resina epóxi estiver líquida nas ferramentas, você pode utilizar o thinner para a limpeza ou diluição. A dica é você utilizar o thinner para uma limpeza mais grosseira e depois finalizar com outro produto, como o álcool propílico.

O Eucatex Thinner para Epóxi é recomendado para diluição do epóxi da Linha Industrial Eucatex. Indicado para ajustar a viscosidade de tintas e vernizes, auxiliando o alastramento e nivelamento da película.

O thinner, por exemplo, é um diluente de substâncias e que tem propriedade elevada de absorção. Por isso, o thinner para diluição é utilizado em atividades de limpeza e indicado também para efetuar a diluição de tintas que sejam resinas sintéticas.

Diferentemente de outros tipos de plástico, as resinas epóxi não perdem a rigidez nem “derretem” quando expostas ao calor. É preciso fazer a mistura da resina com o agente “endurecedor” para que a reação comece a ocorrer. Uma das formas mais populares de uso da resina epóxi é a massa Durepóxi.

Uma das opções para remover a resina epóxi é a utilização de solventes químicos. Nesse método, é necessário aplicar o solvente sobre a resina, deixar agir por alguns minutos e, em seguida, utilizar uma espátula para remover a resina amolecida.

Como amolecer massa epoxi: Você pode amolecer a massa de forma bem simples, basta umedecer um pano limpo com acetona e ir esfregando na massa seca aos poucos, isso vai soltando a massa da superfície aplicada.

Para o trabalho com resina epóxi é interessante investir em lixas que possuam materiais duros na composição dos grãos como óxido de alumínio ou lixas diamantadas, por exemplo. Lixas d'água – após o uso é recomendável lavar e manter a lixa em recipiente fechado com água.

Como remover resina epóxi da pele
Esta seção explica como você deve proceder. Solução rápida e prática: água e sabão. Na maioria dos casos, água e sabão devem ser suficientes para remover epóxi da pele. Utilize um pano úmido com água morna e sabão e esfregue o epóxi da pele.

Tipos de diluente

  • Diluente de Limpeza. Tal como o nome indica, este diluente é específico para limpeza, consegue remover toda a sujidade. ...
  • Diluente celuloso. Este tipo de diluente é versátil, pois tem diferentes tipos de aplicabilidade. ...
  • Diluente Sintético. ...
  • Diluente Poliuretano. ...
  • Diluente Acrílico. ...
  • Diluente Epóxi.

A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.

O Diluente FC é indicado para diluição e remoção de qualquer tipo de resina acrílica termoplástica à base de solventes.

A diferença entre a resina epóxi e a resina epóxi cristal está em sua coloração. Ainda sobre os tipos de resina, existe a resina epóxi para madeira e existe também a resina epóxi cristal para madeira. A escolha irá depender da necessidade de transparência para o resultado final de seu uso.

A Resina Epóxi pode ser mais rígida ou mais flexível, indicada para fabricação de chaveiros, bottons e plaquetas. Pode ser usada em superfícies sólidas ou porosas, como madeiras. E tem uma longa duração por seus componentes serem mais fortes. A Resina Acrílica é também muito usada.

A resina poliéster emite vapores tóxicos durante o processo de cura, tornando necessária uma boa ventilação ou uso de equipamentos de proteção adequados, como máscara respiratória. Por outro lado, a resina epóxi é geralmente considerada mais segura, pois emite menos vapores tóxicos durante o processo de cura.

O desmoldante para resina epóxi serve para o material não grudar na base quando você aplicar o silicone ou qualquer outro tipo de substancia. De forma mais prática: você tem o molde, antes de colocar a massa que se tornará a sua peça, você passa o desmoldante para resina epóxi, para evitar que o a massa grude no molde.