O que dificulta a prática da agricultura no território japonês?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

A maior parte do território é formada por grandes conjuntos montanhosos (apenas 16% do território nacional é composto por planícies), fato que dificulta o desenvolvimento da agricultura, pois reduzidas áreas se tornam disponíveis para a sua realização.

No Oriente Médio, as condições naturais são adversas para a prática agrícola em decorrência dos climas árido e semi-árido que prevalecem em praticamente todos os países do subcontinente. No Oriente Médio, existem enormes áreas constituídas por desertos.

Resposta verificada por especialistas. As limitações que incidem na agricultura do Japão são as territoriais e de relevo. pois o Japão é um país que possui uma extensão territorial bem restrita, sendo assim uma ilha, seu relevo e acidenta e possui montanhas.

O envelhecimento da população, a queda na taxa de fecundidade e casamentos e a escassez de mão de obra barata não são problemas que só afligem o país, mas sua recusa em aceitar imigrantes o deixou em pior situação do que outras nações países que sofrem dos mesmos problemas.

Resposta: Apesar do Japão ter uma área bem reduzida para o cultivo, e só 15% de suas terras serem apropriadas para o cultivo, o Japão utiliza o sistema de terraceamento em pequenas áreas, o que resulta em um dos mais elevados níveis de produtividade por unidade do mundo.

O país se encontra sobre a placa eurasiana em um ponto do planeta onde ocorre o encontro de várias placas tectônicas, esse fator eleva a possibilidade da incidência do desenvolvimento de fenômenos como vulcões, abalos sísmicos e tsunamis.

A topografia limita muito a agricultura do Japão, que consegue produzir somente 40% dos alimentos de que precisa. Cerca de 85% do território é ocupado por montanhas e a maior parte do que resta de área agricultável é dedicada ao arroz, cultivado em tanques intensamente irrigados.

Agricultura: pouco espaço, muita tecnologia
Como você viu, cerca de 70% do território japonês é ocupado por montanhas, o que limita a área de cultivo no arquipélago.

Resposta: Os fatores são: Chuva, Aquecimento Global, Calor e temperatura.

A estabilidade política da região tem sido afetada por fatores internos e externos. Internamente, golpes de Estado, guerras civis, revoluções e disputas por fronteiras contribuíram para a instabilidade política.

O Oriente Médio é considerado pela ONU como uma das áreas mais conflituosas do mundo. Os conflitos são originados por questões religiosas, territoriais e por conta das reservas de petróleo. As guerras são as principais causas de morte, fome e desigualdade social na região.

O Japão tem limitações naturais para a produção agrícola em seu território, como o relevo, o clima frio e o congelamento de terras.

De que forma o país tenta resolver isso (destaque a agricultura do país)? A grande área de encontro de placas localizadas no Japão, além de garantir uma enorme ocorrência de eventos tectônicos, como terremotos e tsunamis, afetou no montanhoso território do país.

Resposta. geográficos: Mar do Japão (oeste), Oceano Pacífico (leste), Mar das Filipinas (sul) e Mar de Okhotsk (norte). Fronteiras com os seguintes países: por se tratar de um arquipélago (conjunto de ilhas), o Japão não tem fronteiras terrestres. Clima: temperado frio no norte e subtropical no sul.

Além da formação de cadeias montanhosas, essa localização torna o Japão um país com altos níveis de instabilidade tectônica, com a presença de vulcanismo ativo, fazendo parte de uma zona conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, que concentra os maiores vulcões em atividade do planeta.

Embora essa situação esteja mudando, muitos dos problemas que afligem o país, como o envelhecimento da população, a queda na taxa de fecundidade, a escassez de trabalhadores e a baixa...

Uma das principais maneiras como o Japão supera a limitação de recursos naturais é através da tecnologia criativa. O país é conhecido por sua inovação, que tem permitido que seus cidadãos aproveitem os recursos disponíveis de maneira eficaz.