O que dificulta a fala?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Causas. Os distúrbios podem ser hereditários, como perdas auditivas ou gagueira, também podem ser adquiridos com o crescimento, como distorções ou trocas nos sons da fala, outra possibilidade desses problemas podem ter início súbito ou tardio, decorrentes de traumatismo craniano ou afasia após um AVC.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala.

Tratamento para o atraso de linguagem. Feita uma avaliação e a detecção da causa do atraso de linguagem, o tratamento geralmente é com o fonoaudiólogo. Esse profissional faz uma avaliação para determinar as dificuldades de linguagem de cada criança para, então, elaborar e implementar um plano de tratamento.

Não existem atrasos ou transtornos no desenvolvimento da fala e da linguagem sem causas. A criança pode até ter um desvio fonológico onde ela pode trocar os sons das palavras. O que é totalmente diferente quando se pensa em um transtorno ou um atraso de fala e da linguagem”, explica.

A dislalia, ou transtorno específico de articulação da fala, ocorre quando a aquisição dos sons da fala pela criança está atrasada ou desviada, levando à má articulação e dificuldade para que os outros a entendam e, também, por omissões ou distorções da fala.

Diagnóstico de distúrbios de comunicação
Para diagnosticar um distúrbio da voz e da fala, os médicos examinam a boca, os ouvidos e o nariz. São feitos exames de audição e o sistema nervoso é avaliado.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

Não produzir palavras ou frases espontaneamente. Repetir palavras sem sentido para a comunicação. Tom de voz anormal ou anasalado. Dificuldade de compreender o que a criança diz na maior parte das vezes em que fala.

Práticas para a estimular a aprendizagem da fala

  1. Use sinais. A aprendizagem da fala começa pelos sinais não verbais. ...
  2. Converse com seu filho. ...
  3. Leia em voz alta. ...
  4. Observe e escute seu filho. ...
  5. Escute músicas com seu filho. ...
  6. Promova encontros com outras crianças. ...
  7. Não infantilize sua fala. ...
  8. Controle a ansiedade.

Córtex cerebral
É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.

A afasia é caracterizada pela perda da linguagem como consequência de uma lesão cerebral, em geral do lado esquerdo do cérebro.

Problemas na fala
Dificuldade para emitir palavras, impossibilidade de se comunicar, fala enrolada. São sinais fortíssimos de que a pessoa está tendo um AVC, principalmente se acompanhado de fraqueza dos membros inferiores ou superiores.

Segundo as fonoaudiólogas, o atraso na fala é considerado quando a criança atinge esses parâmetros, mas com lentidão. Por exemplo, em vez de produzir as primeiras palavras aos 12 meses, a criança começa a emiti-las apenas aos 18. O atraso deve ser observado com maior atenção se ultrapassar os dois anos de idade.

Sinais e sintomas do autismo na interação social
Não gostar de carinho ou afeto e por isso não se deixa abraçar ou beijar; Dificuldade em relacionar-se com outras crianças; Repetir sempre as mesmas coisas, sons e palavras; brincar sempre com os mesmos brinquedos.

Atraso na fala é sinal de autismo?

  1. Falta ou ausência de contato visual.
  2. Dificuldade em entender e compartilhar emoções.
  3. Prejuízos na interação social.
  4. Não se virar quando chamado pelo nome.
  5. Fixação por objetos que não chamem a atenção das demais pessoas.
  6. Movimentos repetitivos com o corpo ou fala.