O que diferencia o ser humano de hoje e de seus antepassados?

Perguntado por: amonteiro9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Além do cérebro bem desenvolvido, a espécie humana difere-se dos seus ancestrais mais antigos por possuir uma postura ereta e ser bípede, ou seja, deslocar-se utilizando as duas pernas.

Membros e dedos tornaram-se mais longos ou mais curtos, tudo se encaixando com os padrões exigidos pelo novo estilo de locomoção. Mudanças no crânio e nos dentes, porém, demoraram bem mais tempo, até que o rosto do homem moderno fosse moldado.

Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva. Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

Estudos da biometeorologia apontam que as variáveis meteorológicas e o clima são responsáveis pelas diferenças na aparência dos seres humanos em partes distintas do planeta. Características de cada pessoa, como a cor da pele, são resultado da evolução do ser humano sob diferentes condições climáticas.

Conhecer a história de nossos antepassados nos ajuda a entender melhor os desafios que enfrentaram, e muitas vezes desperta mais amor e compaixão por eles, apesar de suas falhas e erros. Essa compaixão pode facilmente influenciar nosso relacionamento com os vivos, tanto na família, como fora dela.

Quando nascemos, herdamos muitas coisas dos nossos antepassados, não apenas bens materiais, mas características físicas como: cor dos olhos, formato do nariz, do corpo e também doenças que podem vir geneticamente.

Eles nos ensinam sobre confiança, responsabilidade, mas também a nos defender quando alguém ultrapassa os limites. São os exemplos de quem veio antes de nós, mas também de quem está ao nosso lado, que nos mostra a importância de perdoar os outros e a nós mesmas.

As pessoas transmitem características aos filhos por meio dos genes. Podemos ter diferentes versões dos mesmos genes – chamados de alelos – e a evolução ocorre quando a proporção desses alelos na população muda ao longo de várias gerações.

A síntese evolutiva moderna define evolução como a mudança nas frequências gênicas ao longo do tempo, ou seja, a flutuação na frequência de um ou mais alelos, se tornando mais ou menos prevalecente relativamente a outras formas do mesmo gene. Forças evolutivas atuam direcionando essa mudança de diferentes formas.

Os primeiros seres humanos a apresentar traços semelhantes aos nossos – pernas mais longas que o tronco, face achatada e crânio maior e mais arredondado – habitavam uma pequena área do noroeste da África, formando grupos que não deveriam somar mais do que algumas dezenas ou centenas de indivíduos.

Postura ereta, braços mais curtos que as pernas, cérebros extraordinários. Enquanto a "loteria" natural atuava sobre essas e outras características, o homem primitivo subia um novo degrau da escala evolutiva.

Ancestral humano andava como homem, mas subia em árvores como macacos. WASHINGTON - Há mais de três milhões de anos, os ancestrais dos humanos caminhavam eretos, mas ainda conseguiam subir em árvores como os macacos, indica um estudo publicado esta quinta-feira na revista científica americana "Science".

Sites específicos para busca de imigrantes
Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

O ser humano possui, dentre outras, duas características intrínsecas: falibilidade e imprevisibilidade. Conhecer e administrar essas duas características é o desafio do líder, do pai, do educador e de todos nós que temos de nos relacionar permanentemente com seres humanos.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Resumo sobre Homo sapiens
O ser humano moderno é conhecido como “homem sábio” devido ao seu cérebro desenvolvido e grande capacidade cognitiva. Além do desenvolvimento cerebral, outras características que garantiram o sucesso evolutivo da nossa espécie foram a postura ereta e o bipedismo.

A hipótese mais aceita atribui essa variabilidade toda ao fato de que somos animais sociais. Seres humanos lidam desde a pré-história com interações complexas: têm parentes, amigos próximos e colegas, aliados e competidores, relações hierárquicas etc.

A diversidade é a fonte da nossa riqueza
Sair da nossa bolha, escutar a realidade do outro, conhecer pontos de vista diversos, ter contato com contextos sociais diferentes são passos importantes para a construção de uma sociedade que enfrenta seus preconceitos, acolhe a pluralidade e respeita a diversidade.

Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidades de trabalho.