O que diferencia o gerundismo do gerúndio?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Gerúndio e gerundismo são elementos distintos que não devem ser confundidos. O primeiro faz referência à forma nominal, o segundo é considerado um vício de linguagem.

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

O gerúndio, assim como as demais formas nominais, é formado pelo tema (radical + vogal temática) e, em seu caso específico, acrescido da desinência -ndo. V. Falado, corrido, aceito, entregue e escrito são exemplos de verbos flexionados no gerúndio.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Gerúndio

  • O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  • Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  • Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''. O verbo no Modo Indicativo em geral exprime ideias objetivas, não podendo, portanto, gerar uma dependência.

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa.

Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Afinal, é possível utilizá-lo no exame? Muitos estudantes acreditam que o gerúndio na escrita é incorreto, contudo, ele é uma das três formas nominais do verbo. O que acontece é que muitos candidatos utilizam esse artifício de forma equivocada e desnecessária na redação, o que leva à redução da nota.

No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3. ª conjugação terminam em -indo.
...
Exemplos de uso do gerúndio

  1. Os alunos estão estudando matemática.
  2. Minha avó vem descendo a escada devagar.
  3. Vocês já estão indo embora?

Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."