O que diferencia o animal dos seres humanos?

Perguntado por: amoura9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. O homem através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais.

As diferenças são muitas, mas as mais visíveis são: o jeito de andar, o formato da face, as orelhas, o nariz e o focinho, a boca, os dentes, os pelos no corpo, a coluna vertebral, a presença ou não de cauda, dentre outras.

As principais características do reino animal consistem na presença de membrana nuclear, por isso chamados de seres eucariontes, são multicelulares, ou seja, seu organismo é formado por muitas células com funções distintas. Além disso, são animais heterotróficos, isto é, não produzem seu próprio alimento.

É evidente que o que mais diferencia os seres humanos de outras espécies é o pensamento racional, o fato do homem ser capaz de raciocinar e agir conforme a razão, mas, o que resta claro é que ainda que unicamente considerados como racionais, os seres humanos não são os únicos seres capazes de sentir.

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

O que diferencia então o trabalho humano do trabalho dos outros animais? Tanto o homem como os outros animais intervém na natureza de modo a não somente se adaptar a ela, mas adaptá-la às suas necessidades. O homem "pensa" no seu trabalho antes de realizá-lo, enquanto os animais agem por instinto.

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

O homem é o único animal racional por possuir o dom da fala, da inteligência e conseqüentemente o poder de comunicar-se com outros seres humanos. O seu ciclo de vida é voltado para as suas necessidades e sobrevivência conforme o meio em que vive. Ele pode adaptar-se a diferentes lugares, pessoas e cultura.

Humano (taxonomicamente Homo sapiens, termo que deriva do latim "homem sábio", também conhecido como pessoa, gente ou homem) é a única espécie do gênero Homo ainda viva e o primata mais abundante e difundido da Terra, caracterizado pelo bipedalismo e por cérebros grandes, o que permitiu o desenvolvimento de ferramentas ...

Então, nós como seres humanos, podemos ter a mesma experiência dos animais, tendo as mesmas emoções: sentindo o prazer com o alimento, com o conforto e com o sexo; fugindo daquilo que nos dá medo; sentindo a sensação de segurança em nossas residências…

Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Apesar de serem bastante distintos anatômica, morfológica e fisiologicamente, todos os animais possuem as três características citadas.

Seres vivos fazem parte da natureza. São os que nascem, crescem, se reproduzem ou não, e morrem. Seres não vivos também fazem parte da natureza, mas eles não crescem, não respiram, não se alimentam, não se reproduzem e nem morrem. Exemplo: a água, o ar, a pedra, a terra etc.

Os animais são seres vivos que possuem algumas características em comum: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem.

Somos animais porque também possuímos algo em comum com todos os outros animais – somos formados por muitas células, e elas possuem um núcleo protegido por uma membrana. Nos reproduzimos quando as células reprodutoras masculina e feminina se encontram e formam a “célula-ovo”.

d) VERDADE. Esse conceito refere-se ao trabalho humano: analisar, planejar e executar tarefas de forma racional. Portanto, são características que distinguem os humanos dos animais, exceto: c) O fato destes viverem em sociedade.

Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião e por tudo o que se queira. Mas eles próprios começam a se distinguir dos animais logo que começam a produzir seus meios de existência, e esse passo à frente é a própria consequência de sua organização corporal.