O que devo tomar para dor nos rins?

Perguntado por: adias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os remédios mais indicados para cólica de rim são os antiespasmódicos, analgésicos não opioides, Anti-Inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e narcóticos4. Por isso, o Buscopan Composto é o medicamento mais indicado para trazer alívio rápido e prolongado para a cólica de rim.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Os indivíduos com insuficiência renal crônica e aguda podem sentir dor, que é causada pela lesão real ou potencial dos tecidos. A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura).

Chá de Java
A planta possui efeito diurético e pode auxiliar na regulação da função renal e no alívio dos fatores de risco urinário que contribuem para a formação de cálculos.

Os cálculos renais causam fortes dores nos rins e nos canais urinários. Quando os cálculos se desprendem, há a possibilidade de causarem obstrução urinária – quando ficam presos no canal, dificultando ou impossibilitando a passagem da urina.

Algumas plantas medicinais atuam no trato do aparelho urinário por serem antiinflamatórios naturais. Entre as ervas boas para preparar chá para desinflamar os rins estão o chá de Quebra-Pedra, o chá de Cana-do-Brejo, o chá de Alfavaca, o chá de Acariçoba e o chá de Mil Folhas.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins.

Os sucos de frutas como melancia e melão são ótimas opções para ajudar a expelir a pedra nos rins, já que possuem propriedades diuréticas, aumentando o volume e a diluição da urina e ajudando, assim, a eliminar as pedras.

A dor nos rins é muito difícil de ser aliviada, sobretudo quando o paciente está com cálculo renal. Nesse caso, independente da posição, a dor não desaparece. A dor nas costas possui características mecânicas, ou seja, piora com um determinado movimento e pode ser aliviada em outras posições.

A dor pode surgir repentinamente, como citamos acima, na região lombar e abdominal, mas, em alguns casos, os homens podem sentir essa dor irradiar para os testículos e as mulheres, para a vagina.

Normalmente, essa posição é de lado, podendo ser o esquerdo ou o direito, dependendo de qual dos rins esteja afetado. Seja qual for a posição, em um Maxflex você dorme com muito mais conforto.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

Chá de java
Seus benefícios também estão relacionados às pedras nos rins, já que é anti-inflamatório. Para preparar o chá, ferva 1 litro de água e coloque 6 g de folhas de java, deixando descansar por 15 minutos antes de coar e beber. Consuma 2 ou 3x por dia para sentir seus efeitos.

O que fazer para aliviar a dor da cólica renal? Não faça muitos movimentos e, se possível, procure ficar em repouso. Movimentar o corpo intensifica a dor e até pode agravar o quadro se você estiver com alguma lesão ou inflamação. Busque atendimento médico imediatamente.

A dor que chamamos de “cólica renal” surge quando ocorre o deslocamento das “pedras” (cálculos) pelo sistema urinário, impedindo o livre fluxo da urina. Essa dor intensa na região do abdômen pode estar acompanhada de náuseas, suor e desconforto persistente.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.