O que devo substituir no lugar de portas de quarto?

Perguntado por: rleiria . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Muitas vezes optamos por usar as cortinas no lugar de portas. Cortinas são versáteis e nos dão a possibilidade de criar pontos de cor no ambiente ou de neutralizar espaços muito frios. Uma cortina pode ser bem mais barata que uma porta. Mas o valor final depende do tecido, do tamanho e do tipo de suporte que vai usar.

Cada ambiente de uma casa exige a escolha de um tipo de porta diferente, e no caso dos quartos a mais utilizada são as portas prancheta, isso porque essas são opções com maior durabilidade e melhor preço.

Dizem que não é bom dormir com as portas do guarda-roupa abertas e nem com os sapatos virados com a sola para cima, trás má sorte. Figa: Ter o símbolo de uma figa atrás da porta dá boa sorte.

Isso porque toda a energia positiva do ambiente pode escapar, abrindo, na mão contrária, espaço para a entrada da energia chi, negativa. Fechar a porta evitará essa energia e proporcionará uma sensação de segurança e proteção.

Alternativas como araras, cômodas, nichos e prateleiras são ótimas para colocar em ordem as suas roupas, acessórios e calçados sem precisar investir em um grande guarda-roupa.

Como porta de armários e closet. Para inovar no seu closet ou guarda-roupa, você pode substituir as tradicionais portas por cortinas. Além de dar uma cara nova a esse cantinho, ainda tem o benefício que o tecido permite que as roupas “respirem” dentro do armário – coisa que a porta convencional não permite.

Porta sanfonada: A porta sanfonada é uma das opções mais baratas do mercado e tem esse nome em referência a sanfona; isso por que a ela se dobra conforme corre no trilho. Geralmente são feitas de plástico ou PVC e são recomendadas para ambientes com umidade como a lavanderia, cozinha e banheiro.

Nada impede que você as utilize em cozinhas, quartos e demais cômodos de uma casa ou até mesmo no escritório. Portanto, escolher uma porta de alumínio para o seu ambiente pode ser uma excelente opção, já que você ganha durabilidade, facilidade de limpeza e preço mais baixo comparado a outros materiais.

Vários tipos de materiais são usados na fabricação de portas: madeira, ferro, alumínio, PVC, entre outros. As portas de madeira são modelos muito comuns na entrada de casas. Elas são reconhecidas por sua elegância, pela diversidade de acabamentos e, também, por serem bastante resistentes.

Quais são as portas e janelas mais seguras?

  • Fibra de vidro;
  • Madeira sólida;
  • Interior de madeira maciça;
  • Metal (certifique-se que sejam reforçadas por dentro, pois senão a porta pode ser puxada e dobrada por fora com um pé-de-cabra).

As portas laminadas, na verdade, não são um tipo específico, mas sim as portas que utilizam de uma lâmina na sua superfície para dar aquele algo a mais na decoração. Comumente, as portas que utilizam lâmina de madeira são as sólidas e as pranchetas.

A porta oculta é uma ótima solução para aqueles espaços onde uma passagem discreta é necessária. Maçanetas criativas, dobradiças de topo e papéis de parede são alguns dos elementos que podem contribuir com a criação de uma porta oculta.

As portas mimetizadas ampliam as paredes, pois passam a impressão de “disfarce” para as portas, tornando tudo uma coisa só. As portas mimetizadas não são popularmente conhecidas por esse nome, é mais conhecida em projetos arquitetônicos elaborados por profissionais.

Ou seja, cobra-se uma diária para instalação do caixonete e mais o valor baseado no outro dia para instalar a porta de fato. Portanto, o valor fica em torno de R$ 120 a R$ 150 reais, podendo variar de acordo com o valor diário cobrado na sua região.

Nas prateleiras e gavetas (inclusive com peças de cama, mesa e banho), coloque potinhos contendo um pouco de bicarbonato e algumas gotas do óleo essencial da sua preferência. Lavanda, flor de laranjeira, cedro e capim-limão são boas opções de essências para aromatizar suas peças e o próprio guarda-roupa.

Ter mais itens do que cabe no armário gera bagunça e desorganização. Por isso, é preciso fazer uma boa triagem, separar o que ainda é útil e aquelas peças e objetos que já não se usa mais. Roupas que não servem mais ou até mesmo rasgadas devem ser separadas.