O que devo saber antes de comprar um chuveiro?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Como escolher o melhor chuveiro: o que considerar

  1. A gás ou elétrico.
  2. Condição de pressão da água.
  3. Modelo: de parede ou de teto.
  4. Vazão do chuveiro.
  5. Tamanho do espalhador.
  6. Tipo de jato.
  7. Durabilidade e limpeza.
  8. Credibilidade da marca.

Se você ainda procura por qual o chuveiro mais econômico, a Ducha Duo Shower Quadra é uma boa resposta.

Se você comprar um chuveiro que tem potência de 5500 Watts, essa é a potência máxima em que ele funciona. Mas dependendo do que você escolher nas opções de temperatura – que normalmente são quente, morna ou fria – a potência do chuveiro poderá ou não estar totalmente em uso.

Melhores Chuveiros Elétricos de 2023

Lorenzetti Acqua Duo UltraBonito, eficiente e com opção de ducha
Lorenzetti Acqua Storm UltraBonito e muito eficiente
Zagonel SublimeMelhor controle de temperaturas eletrônico
Lorenzetti Top Jet TurboCusto-benefício com pressurizador
Lorenzetti Top Jet EletrônicaBom e barato

Nos chuveiros a água entra pela parede fria, passa pela resistência do chuveiro e desce aquecida”, explica Regina. Já a ducha é um metal que exige somente a conexão com a saída de água. No entanto, para ter água aquecida, é necessário que o local possua um sistema de aquecimento próprio.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Alguns fatores devem ser avaliados na hora de comprar qualquer um dos tipos de chuveiro, como a espessura correta dos fios e a voltagem adequada. A etiqueta do Inmetro, indicando o consumo de energia e a potência também são indicadores importantes.

Outra diferença, muito boa e importante, é que o chuveiro eletrônico é mais econômico que o chuveiro elétrico. Eles são mais caros, mas no fim das contas, com a economia da energia e a maior duração da resistência, compensam muito.

Assim como o três temperaturas, este modelo precisa ser desligado para a regulagem da temperatura e pode assumir quatro posições diferentes de temperatura. Nesses chuveiros, a potência em 220V é usualmente de 6800W ou 7500W, o que possibilita um grande aquecimento de água.

Em média o chuveiro pressurizado consome mais energia elétrica, pois são dois aparelhos em um, o chuveiro elétrico e o pressurizador que nada mais é do que uma bomba que aumenta a pressão da água que chega até o chuveiro e também funciona com eletricidade.

Qual é a melhor marca de chuveiro elétrico? Entre os melhores chuveiros elétricos disponíveis no mercado, as marcas que mais se destacam, são: Lorenzetti, Hydra, Zagonel, dentre outros. Porém, para escolher o modelo ideal para o seu banheiro, você deve considerar aspectos para além da marca do chuveiro.

Quanto maior o número de watts ou quilowatts, maior a quantidade de energia que será consumida por um aparelho. O consumo de energia sempre vem relacionado ao período de tempo em que for usado um aparelho. Portanto, quanto maior a potência e maior o tempo de utilização, maior será o gasto de energia elétrica.

O que determina o consumo energético de um chuveiro ou de qualquer aparelho elétrico é a sua potência e não a sua voltagem. Assim, quanto mais potência ele tiver, maior será o consumo de energia elétrica. Contudo, o uso em 220v é mais vantajoso e até necessário quando você tem mais de um chuveiro em casa.

Os motivos mais comuns são: falta de energia elétrica; desligamento do disjuntor que protege o circuito do chuveiro; queima da resistência e redução da pressão da água, o que provoca o desligamento do chuveiro.

  • Chuveiro Ducha Fame Nova KiBanho. ...
  • Chuveiro Elétrico Bello Banho Ultra. ...
  • Chuveiro Lorenzetti Loren Shower Eletrônico. ...
  • Chuveiro Ducha Fame Faminho. ...
  • Chuveiro Elétrico Hydra DPND.

Resumidamente, o chuveiro com resistência blindada ou ducha blindada oferece mais segurança e durabilidade. A proteção da resistência evita a oxidação, impedindo que ela queime facilmente, e também diminui as chances de choques elétricos.

O chuveiro eletrônico acaba sendo mais econômico, pois o tempo para atingir a temperatura ideal é reduzido. Além disso, os eletrônicos não exigem o máximo da potência do aparelho, enquanto os chuveiros elétricos tradicionais podem gastar sua totalidade no modo inverno.

Assim, um dos grandes motivos desse incômodo é o desgaste do uso diário. Por isso, a manutenção e os cuidados precisam ser levados a sério. Além disso, um chuveiro pingando pode acontecer devido ao acúmulo de água no registro. Outros motivos são a montagem errada do equipamento ou a má colocação do anel de vedação.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

A resistencia blindada é uma resistência que a partir do calor gerado, aquece a água. Tem como característica seu filamento que é envolto de uma proteção de cobre ou aço. Indicada para ser usada em águas, a resistencia blindada dura bem mais do que as demais e consomem a mesma quantidade de energia.

7500 W. Os chuveiros com 7500 W de potência integram a categoria de chuveiros eletrônicos, com maior capacidade de aquecimento e mais opções de regulagem de temperatura. Esse modelo de chuveiro possui uma haste alongada que permite a regulagem da temperatura sem a necessidade de desligar o aparelho.