O que devo saber antes de começar o crossfit?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Abaixo separamos algumas dicas indispensáveis os iniciantes no Crossfit começarem com o pé direito:

  1. Consulte um médico antes. ...
  2. Não pule o aquecimento. ...
  3. Dê atenção à técnica. ...
  4. Comece devagar. ...
  5. Dê um tempo para seu corpo. ...
  6. Mantenha uma dieta saudável.

O pré-treino do crossfit deve ser feito com pelo menos 1 horas de antecedência, para dar tempo de completar a digestão e os nutrientes e oxigênio serem canalizados para a massa muscular do atleta. Essa refeição deve ser rica em calorias e carboidratos, como pão, aveia, frutas, tapioca e vitamina.

O crossfit contribui para que os músculos se tornem mais definidos, sendo assim ficam mais visíveis. Além disso, trabalha a tonificação da fibra muscular, o que significa que também ficam mais firmes.

Warm Up - É o aquecimento ou início de uma aula de crossfit.

Qualquer pessoa pode fazer, mas tem todos deveriam fazer
Como acabamos de dizer aqui, não existem restrições quanto à prática do crossfit e qualquer tipo de pessoa pode participar desse tipo de treinamento, mas isso não significa necessariamente que ele é o melhor tipo de programa para todas as pessoas.

3 anos de idade

Segundo ele, essa prática esportiva normalmente inicia-se aos 3 anos de idade e, assim como qualquer outra atividade física, é possível começar no Crossfit Kids desde o momento em que a criança já tem destreza (capacidade de movimento) e reconhecimento corporal.

De fato, na média, leva-se 19 meses para melhorar do nível 50 para o nível 80. E, para isso, basta comer adequadamente, dormir o suficiente e frequentar o box algumas vezes por semana. Crossfitters avançados demandam, em média, mais 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis.

O que comer antes do treino
O pré-treino do crossfit deve ser rico em calorias e carboidratos, como pão, aveia, frutas, tapioca e vitamina. Além disso, também é interessante adicionar uma fonte de proteína ou gordura boa, que fornecerão energia de forma mais lenta, ajudando na realização da parte final do treino.

De acordo com a nutricionista Nathi Loyola, a base da dieta para Crossfit deve ser a comida de verdade. Ou seja, frutas, folhas verde-escuras, carboidratos complexos, grãos e proteínas magras. Gorduras? Só as consideradas “boas” para o organismo (óleo de coco, óleo de gergelim, castanhas e abacate, por exemplo).

No começo, seu corpo vai exigir um tempo maior de descanso por conta da intensidade dos exercícios. Recomenda-se que os iniciantes façam um dia de descanso a cada dois dias de treino. O dia de descanso é fundamental para a recuperação dos músculos e adaptação do corpo, como já falamos AQUI.

O Crossfit é um esporte que estimula todos os drives motivadores fazendo uso de várias técnicas e mecânicas de jogos para engajar seus praticantes pelos mais diversos estímulos. E o mais importante: o atleta está sempre no Estado de Flow.

O Crossfit pode até tornear o corpo e queimar calorias, mas ele deixa a minha cintura mais larga e atrapalha o ganho de volume nas coxas e glúteos. Esse efeito atrapalha o desenvolvimento da silhueta necessária para bons resultados na categoria que tenho competido, a Wellness".

Porém os dois tipos de exercícios ajudam na definição muscular. O que diferencia essas duas modalidades é o tempo para se conseguir obter a definição muscular. Pois o crossfit como é um exercício de resistência e maior intensidade, a queima de gordura é maior, o que faz com que os músculos sejam mais visíveis.

Tendo exposto os fatores acima, e sem levar em consideração os trabalhos da literatura, que são cheios de “vieses”, a minha análise, baseada na minha experiência como praticante e ortopedista, é que o crossfit NÃO machuca.

É possível observar resultados na redução de medidas, fortalecimento do corpo, emagrecimento e definição muscular.

Como os exercícios são bastante intensos, a dica para quem está começando é iniciar com treinos duas vezes na semana e aumentar gradativamente a partir da terceira semana, quando os treinos de crossfit para emagrecer poderão ser por 3 vezes na semana.

Assim, os praticantes de CrossFit estarão mais preparados para as demandas impostas durante esta prática esportiva. Além disso, o trabalho fisioterapêutico preventivo também irá diminuir as dores musculares, a fadiga excessiva e a limitação de movimentos que podem ocorrer após a prática do CrossFit.

Mensalidades ficam entre R$ 250 e R$ 400.