O que devo saber antes de assinar a rescisão?

Perguntado por: agil . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Se você pediu demissão ou foi demitido, precisa entender o termo de rescisão antes de assinar. Nesse trecho da rescisão estão informações, como CNPJ e endereço da empresa, seus dados pessoais e algumas informações sobre o seu cargo.

Ou seja, ao assinar a rescisão trabalhista o empregado está dando plena quitação do pagamento/recebimento dos seus direitos. Ele está produzindo um documento que servirá como prova documental de que a empresa realmente pagou com o valor destacado na rescisão.

Quando o empregado não comparece para a assinatura da rescisão do contrato de trabalho ou se recusa em receber as verbas rescisórias, o empregador deverá efetuar o pagamento, das verbas rescisórias, no prazo de até 10 (dez) dias, contados a partir do término do contrato, mediante depósito bancário ou depósito judicial ...

Mensalmente, a empresa deposita um valor referente ao FGTS em uma conta da Caixa Econômica Federal para cada colaborador. Na rescisão de trabalho sem justa causa, o demitido pode sacar esse valor.

A empresa só pode dar baixa na carteira de trabalho após a realização do acerto das verbas rescisórias. Isso porque a baixa na carteira de trabalho é um ato que comprova o término do contrato de trabalho e o pagamento das verbas rescisórias, o que é fundamental para a garantia dos direitos trabalhistas do funcionário.

Neste caso, a conta é mais fácil. Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está em curso. No exemplo anterior, basta multiplicar 1/12 do seu salário por 6. Aqui, novamente vale a data de corte do dia 15 de cada mês para o cálculo proporcional.

PORTANTO O EMPREGADO SÓ DEVE ASSINAR A RESCISÃO QUANDO FOR PARA RECEBER O PAGAMENTO IMEDIATAMENTE, NO ATO DA ASSINATURA OU NO CASO DA EMPRESA MOSTRAR O COMPROVANTE DE TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA. FORA ISSO SÓ ASSINEM O TERMO DE RESCISÃO DEPOIS DE TEREM RECEBIDO SUAS VERBAS RESCISÓRIAS.

A multa rescisória deve ser depositada pelo empregador em até 10 dias úteis após a data da demissão. Portanto, a multa rescisória deve aparecer no extrato do FGTS dentro desse prazo, mas é importante verificar com a Caixa em caso de eventuais atrasos ou inconsistências.

30%

Qual o valor máximo que pode ser descontado na rescisão? Conforme mencionado anteriormente, o valor máximo que pode ser descontado na rescisão é de 30% do valor das verbas rescisórias. Esse limite é estabelecido pela Lei nº 10.820/2003, que regulamenta o empréstimo consignado.

Se for dado ao funcionário aviso prévio trabalhado, as faltas injustificadas durante o aviso são descontadas no momento do pagamento da rescisão.

Para contar os 10 dias para o pagamento da rescisão do contrato de trabalho é importante considerar o momento em que o empregado foi comunicado da rescisão. Se o aviso prévio for indenizado, a contagem dos dez dias corridos se iniciará no dia seguinte ao do momento em que o empregado assinou a rescisão do contrato.

Por ser a pessoa que deve informar o colaborador sobre sua saída da empresa e conduzi-lo até o momento da saída, o profissional de RH que representa a empresa deve pensar estrategicamente e conhecer as regras do processo de desligamento.

10 dias

Em quanto tempo a empresa pode disponibilizar a chave do FGTS? A partir do momento em que for comunicado à Caixa a rescisão de contrato do trabalhador, a empresa terá até 10 dias para informar a Chave do FGTS, para que seja possível o acesso aos valores.

Quando o colaborador é demitido sem justa causa, ele tem direito a receber uma multa rescisória no valor de 40% do que foi depositado pelo empregador. Se ao longo do período em que o profissional esteve empregado, ele sacou parte do valor de acordo com as regras do governo, o valor não irá mudar.

Aviso prévio indenizado; Saldo de Banco de Horas não compensado (se houver); FGTS da rescisão; Multa de 40% (+ 10%) sobre o saldo do FGTS etc.