O que devo fazer para ter uma gravidez saudável?

Perguntado por: vescobar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Confira as 5 principais dicas para ter uma gravidez saudável.

  1. Tenha uma alimentação saudável. A boa alimentação na gravidez contribui para o controle de ganho de peso materno durante o período. ...
  2. Complete o esquema de vacinação. ...
  3. Cuide da saúde mental. ...
  4. Realize o pré-natal. ...
  5. Faça os exames de rotina.

O que é normal sentir no primeiro trimestre da gravidez?

  1. Aumento da frequência urinária;
  2. Cansaço e sonolência;
  3. Dor nas costas ou no corpo;
  4. Náuseas ou vômitos, principalmente no período matutino;
  5. Alterações no humor;
  6. Retenção de líquido;
  7. Cólica;
  8. Sensibilidade nas mamas.

Frutas, como abacate, abacaxi, banana, caqui, laranja, maçã e morango, são indispensáveis à dieta da gestante. O abacate é a fruta que apresenta maior teor de folato quando comparado às demais frutas. Além disso, ele é rico em fibras, colina e vitaminas B, C, K.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

Frutas não recomendadas na gravidez

  • Cereja. As cerejas concentram alguns açúcares simples. ...
  • Cítricas. As frutas cítricas são recomendadas por seu conteúdo significativo de vitamina C. ...
  • Sucos não pasteurizados. Sucos não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez, pois são uma possível fonte de infecção.

A real prevenção, considerada primária, seria estimular as famílias a terem filhos enquanto jovens, pois o risco aumenta de forma significativa com a idade do casal, especialmente por parte da mãe. Hoje, a vida reprodutiva de uma mulher pode ser, em média, de 14 a 46 anos.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Dor abdominal com sangramento vaginal. Dor abdominal causada por contrações uterinas. Dor abdominal com perda de líquido pela vagina. Dor abdominal associada à dor para urinar.

Quando se trata de gravidez natural, não existe uma idade máxima para engravidar. No Guinness Book, esse recorde pertence a uma chinesa, que deu à luz aos 67 anos, em 2019.

Verduras cozidas (brócolis, batatas, vagens, cenouras), cremes de verduras (abobrinha e queijo, cenouras e aipo, alho-poró, aspargos…), sopa de peixe, caldo de legumes, salada de atum e molho de iogurte, tortinhas de abobrinha, tábua de verduras, salada de beterraba, salada de maçã e frango, tomates recheados, etc…

Temperos e especiarias proibidas na gravidez

  1. Noz-moscada. Esse ingrediente contém uma substância chamada miriscina , que pode causar problemas de saúde quando consumida em excesso. ...
  2. Pimenta-caiena. ...
  3. Canela. ...
  4. Cominho. ...
  5. Alcaçuz. ...
  6. Erva-doce. ...
  7. Tomilho. ...
  8. Sálvia.

A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. É muito importante que a mulher prepare seus alimentos grelhados ou no vapor. Dessa maneira, evitando a ingestão de alimentos processados, frituras e alimentos crus.

O limão é uma fruta rica em vitamina C e seu consumo é bastante seguro durante a gravidez. Ele pode ser utilizado para produzir sucos ou temperar alimentos como saladas, por exemplo.

Rico em nutrientes essenciais para a saúde, o leite deve ser consumido pelas gestantes porque assegura uma gravidez saudável e o desenvolvimento do bebê. O consumo ainda é extremamente importante no período da lactação.

O ideal é que a grávida opte pelo leite pasteurizado, pois isso garante que foram eliminadas todas as bactérias causadoras de doenças. Para obter todos os benefícios, é aconselhado que a gestante tome, em média, 750ml de leite de vaca por dia.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.