O que devo fazer no último dia de resguardo?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

ATIVIDADE FÍSICA. Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê. Nessa fase, as taxas hormonais sofrem consideráveis quedas e os órgãos restituem suas características de não-gravidez.

Principalmente na primeira semana após o parto. Nesse período é recomendado às mães evitar dirigir, segurar sacolas de supermercado pesadas e, em alguns casos, segurar o filho mais velho no colo. Ao longo das semanas é possível retornar às tarefas do dia a dia gradativamente.

Usando a mesma lógica, outro cuidado valorizado é a não exposição à friagem. O fato de não poder expor-se às correntes de ar frio, denominada pelas mulheres de "friagem", não lavar a cabeça, não andar de pés descalços, não molhar os pés, não sair no sol e nem ficar no sereno.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

MITO. Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito.

Exercícios pesados, como corridas, precisam ser evitados por três meses. Caminhadas e natação estão liberadas a partir de dois meses.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Evitar fazer uso de chapinha e secadores.

Recuperação mais rápida
Isso inclui alimentos que fornecem nutrientes como ferro e proteína, por exemplo. Isso porque são importantes para auxiliar na cicatrização dos tecidos e no fortalecimento do sangue. Por isso, a mulher que busca um resguardo mais acelerado deve ingerir itens como ovos, carne e peixe.

Ao contrário do que muitos acreditam, pegar chuva não faz as pessoas ficarem doentes. Geralmente, doenças como gripes e resfriados são causadas por microrganismos, como os vírus, se não houver contaminação por esses agentes, um “banho” de chuva não irá provocar enfermidade alguma.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

Manter a higiene pessoal em dia é importante para a cicatrização. Logo que puder ficar de pé, a mãe já pode tomar um banho completo, inclusive lavar o cabelo. O absorvente genital, utilizado após o parto, pode ser trocado por absorventes internos em, aproximadamente, 2 semanas após o parto.

O primeiro período aparece normalmente entre os 6 a 18 meses após o parto, embora não constitua, em si mesmo, uma regra.

Isso é um dos grande mitos sobre resguardo! Não há problema em lavar os cabelos. A lavagem pode ser feita já no primeiro dia do pós-parto, inclusive.