O que devo fazer antes da confissão?

Perguntado por: mgomes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

E para isso, o primeiro passo é fazer o bom exame de consciência. Aliás, o exame de consciência não precisa ser feito apenas para a confissão, mas ao cair da tarde, à noite, antes de dormirmos, podemos fazer essa reflexão e pedir a Deus por nossas faltas, antes de descansarmos.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.

No momento indicado, faça o sinal da cruz e diga "Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz (insira o período de tempo aqui) desde a minha última confissão." Isso é o que tradicionalmente se diz no confessionário, mas você também pode apenas cumprimentar o padre, se preferir.

Preguiça: é vista como pecado por gerar a procrastinação, a apatia, o desleixo. Uma polêmica de tal pecado está na sua origem, já que na época estava também ligada à melancolia (incluindo doenças como depressão). Inveja: é o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

O pecado da luxúria é o excesso de busca insaciável pelos prazeres carnais, sexualidade extrema.

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Estes sete pecados capitais são:

  • Soberba;
  • Avareza;
  • Luxúria;
  • Inveja;
  • Gula;
  • Ira;
  • Preguiça.

Tido por São Tomás de Aquino como um pecado grandioso, a soberba é associada a um orgulho excessivo, arrogância enorme e vaidade. Bom, apenas por suas associações, já percebemos o quanto é nocivo um coração soberbo que se fecha para o outro e se torna incapaz de amar verdadeiramente, de forma desinteressada.

Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Precisamos aprender a ser misericordiosos como o Senhor é misericordioso conosco. Temos de perdoar uma, duas, três, tantas vezes forem necessárias. O perdão não é para o outro, mas para nosso próprio coração, que não ficará fechado, aniquilado, magoado nem ressentido.

Sei que o perdão é libertador, traz cura para a minha alma, então Senhor, me ajude a liberá-lo, não só pelo meu irmão, mas por mim também. Livra-me de todo amargor da vida e de todo sentimento ruim que eu possa estar sentido em relação aos meus irmãos, amigos e familiares. Oramos e clamamos no nome de Jesus, Amém!”

|| Olhar impuro 1. olhar que revela desejos Impuros.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modoslibertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade.

Gula é o desejo insaciável de comer e beber em excesso.

A culpa pode demorar anos para desaparecer, mas podemos apaziguá-la ao confessar os nossos feitos.
...
Como perder a vergonha?

  1. Admita o que você está sentindo. ...
  2. Separe o que você faz de quem você é ...
  3. Reconheça os seus gatilhos. ...
  4. Faça conexões. ...
  5. Deixe o passado ir embora.

Só é obrigatório comungar uma vez ao ano, na Páscoa. Ou seja, se uma pessoa tem absoluta obrigação de comungar e não pode se confessar antes, pode fazer um ato de perfeita contrição e comungar, mas de maneira gravemente excepcional, e com a obrigação de se confessar posteriormente.

Lembrando que devemos buscar o confessionário pelo menos uma vez por ano, porque se acabamos deixando de lado esse sacramento, nos afastamos do caminho de Deus e esquecemos qual é esse caminho.

Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos, por exemplo. O casal aberto para o amor é aberto para a vida e para o desejo de gerar filhos.