O que devo falar na primeira consulta com o psiquiatra?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Na primeira consulta, é normal sentir um pouco de medo e receio de contar seus sentimentos, mas vale lembrar que tudo o que está sentindo é importante. Por isso, o que falar com o médico psiquiatra tem a ver com tudo que você tem sentido física e emocionalmente.

O que o psiquiatra pergunta na consulta?

  1. Em que posso te ajudar? Uma pergunta simples e aberta para começar a conversa. ...
  2. Há quanto tempo se sente assim? ...
  3. O que você já tentou fazer para melhorar? ...
  4. Você tem algum problema de saúde já conhecido? ...
  5. Tem alguém da sua família com algum histórico de transtorno psiquiátrico?

É importante comunicar o que é importante para você, não apenas o que está acontecendo com você. Também é necessário falar sobre sua saúde de forma mais detalhada: descrevendo os seus sintomas, o que você notou de diferente e a frequência desses problemas.

Quando se deve consultar um psiquiatra
Quando os problemas de ordem emocional passam a interferir de forma recorrente nas atividades rotineiras da pessoa, quando a insônia começa a ser frequente ou as mudanças ou estados de humor interferirem no trabalho e na relação interpessoal, tem-se um ponto de alerta.

A importância do diagnóstico correto da depressão
Não existe um exame capaz de confirmar a doença. O diagnóstico da depressão é feito pelo médico psiquiatra a partir de uma conversa sobre o histórico familiar, o momento atual vivido e alguns testes para avaliar o estado mental.

Então, se você faz acompanhamento psicológico, é possível solicitar ao seu psicólogo um atestado em que conste que está realizando psicoterapia, por exemplo. Se por acaso você estiver afastado por alguma patologia psiquiátrica, é possível também solicitar ao seu psiquiatra um atestado.

O exame psíquico pode ser dividido em algumas partes:

  1. Coleta de dados sociodemográficos, histórico de saúde e biografia do paciente;
  2. Exame do Estado Mental.
  3. Avaliação de funções psicofisiológicas.

Quanto tempo dura uma consulta com psiquiatra? A primeira consulta geralmente tem a duração de cerca de 2 horas, pois nela o psiquiatra irá perguntar o que levou o paciente até ali. Além disso, ele irá pedir informações sobre ele e seus hábitos, realizando o exame psíquico.

O motivo que leva as pessoas a procurarem um psiquiatra é diminuir seu sofrimento, principalmente em termos de sentimentos e emoções. Para que consigam sair da crise, precisam de um diagnóstico correto, associado, ou não, a um tratamento medicamentoso e à psicoterapia.

Junto ao psiquiatra, vem a figura do psicólogo, que pode tratar a ansiedade do paciente em concomitância com o psiquiatra. Se você sentir sintomas de ansiedade e não sabe qual médico procurar, pode sim contar com a ajuda de um psicólogo.

Se ele se sente ansioso ou estressado, deprimido ou desanimado, a ajuda da psicologia poderá ser muito benéfica. Para transtornos com sintomas físicos mais evidentes, crônicos e com quadros clínicos acentuados, vale a pena a procura pela psiquiatria.

250,00 reais

Quanto custa uma consulta com um psiquiatra
O valor da consulta depende muito da cidade, do médico e se o paciente tem plano de saúde ou não. Em 2021, o preço médio da consulta com um psiquiatra é de 250,00 reais, na rede privada. Além disso, para casos mais leves, o acompanhamento é a cada dois meses.

Então, precisando de outro tipo de acompanhamento ou de remédios, o psicólogo encaminha a pessoa para o psiquiatra, que tem a fama de médico. Contudo, isso é mais senso comum do que regra. Ou seja, se você quiser ir primeiro no psiquiatra e depois no psicólogo, tudo bem! Isso não vai afetar o seu tratamento.

Não há uma ordem correta de qual profissional procurar primeiro. O psicólogo poderá achar necessário te encaminhar para um psiquiatra, assim como o psiquiatra poderá achar necessário te encaminhar para um psicólogo. O psiquiatra cuidará da parte medicamentosa e o psicólogo conduzirá um processo terapêutico.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

É uma doença psiquiátrica crônica e incapacitante, sua característica principal é um estado de tristeza profunda. A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como por exemplo desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente.