O que devo estudar para o concurso do INSS?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Concurso INSS – Conteúdo programático básico

  1. Língua Portuguesa.
  2. Ética no Serviço Público.
  3. Noções de Direito Constitucional.
  4. Noções de Direito Administrativo.
  5. Noções de Informática.
  6. Raciocínio Lógico-Matemático.

Estará habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 36 pontos, devendo esta nota ser composta por 10 pontos ou mais no bloco de conhecimentos básicos e 21 pontos ou mais no bloco de conhecimentos específicos.

Assim, os candidatos serão avaliados somente através da prova objetiva, ou seja, não haverá redação!

Com relação à aprovação dos candidatos, ela ficou condicionada a: nota superior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1; nota superior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2; nota superior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Se a prova tem 120 itens, a tendência é que no gabarito haja 60 E e 60 C. Sendo assim, você vai assinalar C em todas as alternativas em branco. A probabilidade é de que você acerte a maioria dessas 20. Se você acertar 11 e errar 9, já terá valido a pena, pois ganhará 2 pontos.

De forma geral, ele salienta que o tempo de horas líquidas de estudo necessário varia, mas que deve ser de, no mínimo duas horas. “Eu acho que você precisa se esforçar para separar, pelo menos, de duas a quatro horas de estudo por dia. Menos que duas horas eu já acho mais complicado”, aconselha ele.

Antes de mais nada vamos responder à pergunta do título: Sim, é possível passar de primeira em um concurso público.

6 horas

Com isso, são 6 horas de estudo por dia, sem ficar muito cansativo. Depois, quando tiver condições, a especialista recomenda incluir parte do turno da noite, das 19h às 20h30. E, quando o edital sair, é recomendado incluir estudos das 20h45 às 22h15.

c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas. Para não ser desabilitado, o candidato deve obtiver nota igual ou superior a 36 pontos, devendo esta nota ser composta por 10 pontos ou mais no bloco de conhecimentos básicos e 21 pontos ou mais no bloco de conhecimentos específicos.

Concurso INSS: nota de corte
A nota do último colocado, ou seja, do candidato 996º, foi 98, podendo então ser considerada essa a nota de corte do certame até o momento.

Raciocínio Lógico – 6 questões.

A avaliação do curso de formação consistirá de prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva, composta de duas questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, acerca dos conteúdos ministrados no curso.

Tema de redação: A reforma previdenciária em questão no Brasil.

A prova deverá ser na cidade onde está localizada a Gerência Executiva do INSS escolhida. O curso de formação será realizado na cidade definida no Anexo III edital inss 2022 (página 31) correspondente à Gerência Executiva do INSS escolhida agora no momento da inscrição.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nomeou nesta quarta-feira (16/5) 1.150 aprovados no concurso público que ofereceu 1.875 oportunidades imediatas em todo o Brasil. Desse total, 250 peritos médicos e 900 técnicos do seguro social.

As provas objetivas foram compostas por 120 questões de CERTO ou ERRADO. Cada questão valia 1 ponto, logo, a nota final do aprovado pode ser de até 120 pontos. Como o Cebraspe aplica o fator de correção, é bem difícil algum candidato atingir a nota máxima do certame.

Os candidatos terão acesso a sua nota na página de acompanhamento do Cebraspe e serão convocados para a avaliação biopsicossocial, no caso daqueles que concorrem às vagas reservadas à pessoa com deficiência, e procedimento de heteroidentificação, que é a análise complementar à autodeclaração dos candidtados negros.

De toda forma, para gabaritar a prova do concurso, você deve:

  1. Esquematizar o edital do concurso que você deseja prestar;
  2. Organizar seu roteiro de estudos com base no edital; e,
  3. Intercalar o avanço na matéria nova com revisões sobre a matéria que você já estudou.