O que devo comer para limpar o fígado?

Perguntado por: ucampos . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado

  • Abacate. Além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, o abacate, quando consumido regularmente, ajuda na produção da glutationa pelo organismo. ...
  • Alho. Segundo o dr. ...
  • Azeite de Oliva. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Espinafre. ...
  • Grãos integrais. ...
  • Laranja. ...
  • Nozes.

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Um dos componentes mais nocivos para a saúde do fígado é o álcool presente nas bebidas alcoólicas. Isso acontece porque o órgão demora muito para processá-lo e, durante essa tarefa, o álcool agride a estrutura física do fígado, causando pequenas lesões que vão impedi-lo de cumprir suas funções da maneira correta.

O fígado inchado normalmente não causa sintomas, no entanto podem estar presentes:

  1. Dor abdominal;
  2. Falta de apetite;
  3. Náuseas;
  4. Vômitos;
  5. Cansaço;
  6. Pele e olhos amarelados;
  7. Dor no momento da palpação.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • dor no abdômen;
  • barriga inchada;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • dor de cabeça constante;
  • cansaço;
  • fraqueza; e.
  • perda do apetite.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

Beber café de qualquer tipo reduz o risco de problemas no fígado, diz estudo. Beber até três ou quatro xícaras de café com cafeína ou descafeinado por dia reduz o risco de desenvolver e morrer de doenças crônicas do fígado, segundo um novo estudo.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
Esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas), ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Pessoas que estão preocupadas com seu nível de gordura no fígado devem se restringir de alimentos ricos em composições gordurosas, como embutidos, enlatados, frituras e doces.

Dessa forma, o consumo desses alimentos deve ser moderado e preferencialmente ser consumido na forma integral. O feijão pode entrar na alimentação diária, pelo menos 1 vez ao dia e, embora contenha carboidratos também, o feijão tem uma boa quantidade de proteínas e fibras.

Os alimentos bons para o fígado são principalmente alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega-3, carotenos ou flavonoides, como alcachofra, salmão, castanha-do-Pará, alho ou brócolis, pois esses nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora do fígado, contribuindo para manter o bom funcionamento deste ...

Batata doce. Um de seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.

Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.

Além de praticar exercícios físicos regularmente, não abusar das bebidas alcoólicas, não fumar nem utilizar drogas, manter uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde do fígado. O consumo de frutas, verduras e legumes garante o aporte de fibras, vitaminas e antioxidantes.

Em circunstâncias comuns, o fígado leva cerca de seis meses para voltar ao peso normal depois que parte dele é extraída numa cirurgia, de acordo com avaliações feitas por exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Também foram testadas com sucesso substâncias farmacológicas.

Chá de cardo-mariano
O chá de cardo-mariano possui silimarina, que tem efeito antioxidante e pode ajudar a promover a regeneração das células do fígado, reduzindo a inflamação no órgão. A bebida também facilita a digestão e estimula o apetite, aliviando alguns dos sintomas de gordura no fígado, como enjoo e vômitos.