O que devo comer ou beber para diminuir o potássio?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Dê preferência a saladas com folhas e alimentos não integrais. Uma boa dica para quem quer se manter saudável - mas evitando o excesso de potássio -, é montar um cardápio com saladas verdes (compostas por alface, pepino, espinafre cozido e cenoura crua ralada, por exemplo), azeite de oliva e queijo cottage.

Ingira comidas com menos de 150 mg por porção.
Procure os seguintes legumes e frutas: frutos, maçãs, pêssegos, peras, abacaxi, ruibarbo, abóbora, pimentas, cebolas, rabanetes, alface, salsa, berinjela, repolho, couve-flor e feijões. Pães, cereais, carnes magras, massas e arroz também são pobres em potássio.

- Os níveis elevados de potássio no sangue são perigosos; - Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

verduras e legumes: alface; escarola; cenoura; pepino; repolho; pimentão; tomate; agrião.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

Uma xícara de leite integral tem mais de 350 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de leite desnatado contém mais de 400 mg.

Evitar alimentos com alta concentração de potássio como:
Espinafre, abobrinha, água de coco, batata inglesa, feijão, lentilha, beterraba, chuchu, chocolate, chicória, soja, castanhas, tomate, banana, mamão, pêssego, cerveja, laranja.

Dá olhada!

  1. Banana-da-terra é o tipo de banana com maior quantidade de potássio. ...
  2. Abacate é fonte de potássio e outros nutrientes importantes como o ômega 3. ...
  3. Melão é uma fruta hidratante, desintoxicante e rica em potássio. ...
  4. Kiwi tem potássio, vitamina C e fibras. ...
  5. Maracujá possui 348 mg de potássio por porção.

A banana-maçã apresenta quantidade menor de potássio do que as outras variedades da fruta. Por isso, sobrecarrega menos os rins, que têm a função de filtrar o sangue e eliminar as substâncias nocivas ao organismo; e pode ser indicada em dietas para pacientes com doenças renais.

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

O aumento na quantidade de potássio no sangue pode levar ao surgimento de alguns sinais e sintomas inespecíficos, que podem acabar passando despercebidos como:

  • Dor no peito;
  • Alteração dos batimentos cardíacos;
  • Sensação de dormência ou formigamento;
  • Fraqueza e/ou paralisia dos músculos.

Teor de potássio no solo 90 mg/dm3.

Pode ser prevenido pelo uso concomitante de diuréticos poupadores de potássio ou com suplemento de KCl (geralmente necessitando de 40 mEq/dia para elevar a concentração plasmática de potássio em 0,5 mEq/L).

O tratamento da hipercalemia é feito com a retirada dos alimentos ricos em potássio da dieta e, nos casos mais graves, também pode ser necessário a administração de medicamentos diretamente na veia, podendo ser necessário internamento até que o quadro melhore.

Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

Sabendo que 90% do potássio é excretado pela urina, estimular a diurese é uma opção viável para tratamento da hipercalemia, principalmente se o paciente estiver hiper ou euvolêmico.

Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).

Carnes a evitar
Carnes processadas e aquelas ricas em sal devem ser evitadas em uma dieta pobre em potássio.