O que deveria ser feito para substituir o plástico?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Qual o melhor material para substituir o plástico?

  • Vidro. O vidro é uma das alternativas ao uso do plástico. ...
  • Tecidos e borracha. Uma grande variedade de tecidos e borracha são utilizados no lugar do plástico na produção dos mais diversos produtos. ...
  • Bambu. ...
  • Biodegradável. ...
  • Versáteis.

Como exemplo, garrafas PET de refrigerante podem ser utilizadas como recipientes de água, alimento ou ração de animais, ou ainda cortadas para serem usadas como vasos de plantas ou sementeiras ou utilizadas para a confecção de artesanatos e até mesmo brinquedos.

Coloque o resíduo reciclável em sacos:o
ideal é manter os plásticos utilizados em uma sacola. Isso facilita a coleta pelos catadores e evita a contaminação a partir de outros resíduos. É importante que os resíduos estejam em uma única lixeira, podendo, assim, serem recolhidos pela coleta seletiva.

Utilize sacolas retornáveis
A sacola ecológica, feita por produtos biodegradáveis, é a grande solução para o problema das sacolinhas plásticas convencionais, que podem levar anos para se decompor no ambiente.

O plástico é um material fortemente presente em nossas vidas, gerando grande quantidade de lixo através do nosso consumo. Por conta do seu uso inconsciente e seu descarte incorreto, quantidades desse lixo chegam aos oceanos e prejudicam as espécies que lá vivem.

Resposta: Sim, podemos substituir por inox, por papeis, papeis ecológicos, papelão.

Elimine plásticos de uso único e itens supérfluos
E copos, pratos e talheres descartáveis? Se você possui algum problema de saúde e precisa utilizar canudinhos, saiba que existem canudos de titânio, além de opções de bambu, canudos biodegradáveis e até comestíveis. Porém, no atual cenário, o melhor é evitar os canudos.

São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

4 dicas para reduzir o consumo de embalagens plásticas

  1. Dê preferência a produtos com embalagens mais ecológicas. ...
  2. Recicle todas a embalagens plásticas sempre que possível. ...
  3. Recorra a embalagens de vidro e reutilize-as posteriormente. ...
  4. Use ecobags para carregar os alimentos nas compras.

Além disso, reduzir também está voltado a diminuição de resíduos que são descartados no meio ambiente. Exemplos de redução: Economia de energia, comprar somente a quantidade de alimentos que são utilizados e o uso consciente de água.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  • Economize energia. ...
  • Economize papel. ...
  • Tenha um dia vegetariano. ...
  • Desligue a torneira. ...
  • Reduza o consumo de plástico.

Aliás, essa é uma tarefa divertida para as crianças! A cada vez que ajudarem a colocar o lixo no lugar correto, incentive-as dando pontos! Quando estiverem acumulados, dê algum prêmio para elas, passeios no parque, ingressos para o cinema, etc. Dessa maneira toda família estará engajada no descarte correto do plástico.

Uma das medidas seria o aperfeiçoamento da coleta de resíduos e dos sistemas de reciclagem, reformulação de produtos para eliminar embalagens feitas de plásticos não-recicláveis, ampliação da utilização de refis e, em alguns casos, substituição por outros materiais.

Fique de olho nas embalagens
Outra maneira fácil de como reduzir o consumo de plástico é dar preferência a embalagens mais sustentáveis, como papel e papelão. Ao comprar produtos a granel, como um cacho de bananas, por exemplo, você também pode dispensar o uso de saco plástico.

Embalagem de papel reciclado
Consideradas as embalagens mais sustentáveis, elas são desenvolvidas principalmente para exercer a função de proteção de utensílios que precisam ser carregados.

São Paulo - O Bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Conforme mostram pesquisa, a presença desse químico no organismo humano pode causar anomalias hormonais e outras doenças, como o câncer.