O que devemos ter com o cliente?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 26 de abril de 2023
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5 passos para ter um bom relacionamento com seus clientes

  • Um bom relacionamento com o cliente não só dá certo como pode dar casamento! Conheça os 5 passos para ganhar de vez seu consumidor.
  • Seja empático.
  • Invista na confiança.
  • Resolva os problemas rapidamente.
  • Esteja atento ao feedback.
  • Invista em promoções exclusivas.

Uma das melhores formas de se comunicar com o cliente é prestar atenção naquilo que ele fala. Manter conversas simples, sem enrolação e com clareza de informações, permitem que o decisor da compra, no caso o cliente, tome boas decisões com relação ao seu produto.

Vamos juntos refletir esses pontos fundamentais e muitas vezes esquecidos. Conhecimento, técnica, motivação e acompanhamento são os pilares que devem ser cuidadosamente observados durante a gestão do departamento comercial.

O que não fazer no atendimento ao cliente?

  1. Tratar o cliente sem personalização. ...
  2. Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  3. Dizer mentiras. ...
  4. Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  5. Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  6. Demorar muito para atender. ...
  7. Não ter seriedade no atendimento.

Quais são os 5 pilares do atendimento ao cliente?

  • Coloque-se no lugar do consumidor;
  • Comprometa-se com seu cliente;
  • Atenda as necessidades do cliente;
  • Mantenha seus prazos organizados;
  • Supere as expectativas.

Quais os pilares para a qualidade no atendimento ao cliente?

  • Satisfazer às necessidades dos clientes.
  • Oferecer uma boa experiência do cliente.
  • Agilidade na resolução de problemas.

Qualidade é sinônimo de precisão, padronização e conformidade. Quando aplicado ao atendimento, se propõe a atingir certo nível de excelência. Assim, podemos definir a qualidade no atendimento como as estratégias utilizadas por uma marca para conquistar clientes, deixá-los satisfeitos e felizes com o produto ou serviço.

No atendimento ao cliente, empatia é a capacidade de interagir com as pessoas, construir um relacionamento, fazê-las sentir-se ouvidas, respeitadas e compreendidas. Reconhecer suas preocupações é essencial para oferecer uma experiência positiva e conquistar sua lealdade.

Princípios do atendimento de qualidade

  • Fazer com que o cliente se sinta bem;
  • Ter empatia no atendimento;
  • Ser prestativo em todas as etapas do ciclo de relacionamento;
  • Estar presente na maior parte dos canais de atendimento;
  • Realizar atendimento personalizado;
  • Resolver problemas;
  • Ser transparente.

Agora vamos ver o que as pesquisas mostram sobre como os clientes internos e externos gostam de ser tratados.

  1. COM RAPIDEZ. Suas necessidades sendo atendidas sem demora. ...
  2. COM CORTESIA. ...
  3. COM HONESTIDADE. ...
  4. COM PROFISSIONALISMO. ...
  5. COM INTERESSE GENUÍNO. ...
  6. COMO PESSOAS ESPECIAIS.

As técnicas de atendimento ao público são estratégias ou métodos que possibilitam uma comunicação mais clara, humanizada e objetiva com os clientes. Dessa forma, é possível resolver as dores dos clientes com eficiência e agilidade, o que proporciona uma experiência satisfatória e, é claro, alavanca os resultados!

Por isso, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa de qualquer porte e segmento, de acordo com suas necessidades é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

  1. Prepare-se! O sucesso da primeira abordagem depende somente de você. ...
  2. Elabore um discurso de cair o queixo. Quer saber como se apresentar no primeiro contato com o cliente? ...
  3. Mostre empatia e gere rapport. ...
  4. Faça perguntas abertas. ...
  5. Preocupe-se mais com a qualidade do que com as metas. ...
  6. Encerre (bem e na hora certa) a conversa.

As oito etapas do processo de vendas são:

  • Planejamento e preparação.
  • Prospecção.
  • Abordagem.
  • Levantamento de necessidades.
  • Proposta.
  • Negociação.
  • Fechamento.
  • Pós-venda.

Os cinco passos da venda

  • Aborde o cliente corretamente.
  • Descubra as necessidades do cliente.
  • Ofereça uma solução.
  • Feche a venda.
  • Conclua a venda e faça um acompanhamento.

O ideal é que o colaborador não ultrapasse o segundo toque para atender. Agilidade também significa rapidez na hora de checar as informações. Não se deve demorar muito, e, além disso, o cliente deve sempre ser informado quando ele precisa aguardar por alguns instantes.

Os pilares são respectivamente:

  • Eficácia;
  • Eficiência;
  • Efetividade;
  • Otimização;
  • Equidade;
  • Aceitabilidade;
  • Legitimidade.