O que devemos fazer quando os sinais vitais estiverem alterados?

Perguntado por: lrodrigues5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O paciente deverá ficar em repouso, quieto e sem que tenha acabado de realizar algum esforço físico, mesmo que mínimo. É considerada normal uma leitura menor que 120/80 (ou 12/8). Valores maiores que esses são classificados como hipertensão (pressão alta) e o paciente deve procurar um médico cardiologista.

Orientar e auxiliar pacientes, prestando informações relativas a higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde. Verificar em unidades hospitalares os sinais vitais e as condições gerais dos pacientes, segundo prescrição médica e de enfermagem.

Conclusões Os sinais vitais funcionam como parâmetros de análise da situação fisiológica em que se encontra o paciente. Sua verificação constante torna-se necessária para prever e reagir rapidamente a alterações no funcionamento de seus diversos sistemas, tais como: respiratório, circulatório, renal e endócrino.

Se você já é hipertenso e obteve pressão máxima igual ou maior que 180 (ou 18, dependendo do aparelho) e/ou mínima maior que 120 (ou 12), procure imediatamente um pronto-socorro.

Como proceder?

  1. Lavar as mãos;
  2. Orientar o paciente quanto ao exame;
  3. Não deixar o paciente perceber que estão sendo contados os movimentos;
  4. Contagem pelo período de 1 minuto;
  5. Lavar as mãos no término;
  6. Anotar no prontuário.

O Ministério da Saúde estabeleceu valores normais de referência para cada um dos sinais vitais: Temperatura corporal: entre 35 º C e 36º C. Frequência cardíaca (pulso): entre 60 e 90 bpm. Pressão arterial Sistólica: entre 100 e 140 mmHg e diastólica entre 60 e 90 mmHg.

Faça da seguinte maneira: apoie dois dedos (indicador e médio) sobre a artéria carótida, localizada ao lado da traquéia (no pescoço); conte os batimentos durante 01 (um) minuto, aproximando seu rosto da boca e do nariz da vítima para perceber sua respiração; observe os movimentos do tórax e do abdômen da vítima.

Evitar grandes refeições, o uso de cigarro e de bebidas com cafeína nos 30 minutos preceden- tes. A medida deve ocorrer após cinco minutos de re- pouso em ambiente calmo. Instruir a não conversar durante a medição, dúvi- das devem ser tiradas antes ou depois do atendi- mento. A bexiga deve estar vazia.

São muitas as atribuições do enfermeiro, como: realizar triagens, preencher prontuários, oferecer os primeiros atendimentos, coletar exames, administrar medicamentos e monitorar o estado de saúde dos pacientes.

Pacientes com Sinais Neurológicos Focais Evidentes
Por exemplo, pacientes com hemiparesia, alterações pupilares, alteração em MOE, sinais meníngeos, história de trauma de crânio ou cefaléia.

Em resumo, atualmente, a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.

hipertermia

Temperatura corporal
É o único sinal vital que não varia conforme a idade da vítima. Quando a temperatura está acima do normal, o quadro é de hipertermia. Neste caso, você deve: Desagasalhar a vítima.

Somos ensinados no curso de enfermagem, que o pulso, as respirações, a pressão arterial e a temperatura corporal de um paciente são essenciais para identificar a deterioração clínica. Esses parâmetros devem ser medidos consistentemente e registrados com precisão.

O Curso de Cuidados com Estoma GTT (Gastrostomia), TQT (Traqueostomia) e Cistostomia é especialmente desenvolvido para profissionais da área de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores, com o intuito de fornecer conhecimentos específicos e habilidades práticas para o cuidado e gerenciamento de ...

São estas as metas:

  1. Identificação do paciente;
  2. Comunicação efetiva;
  3. Uso seguro de medicamentos de alta vigilância;
  4. Cirurgia segura;
  5. Prevenção do risco de infecções;
  6. Prevenção do risco de queda.