O que devemos fazer para respeitar o próximo?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças.

  1. Aceite-as. O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado.
  2. Aprenda a ouvir. ...
  3. Resolva seus problemas com diálogo. ...
  4. Seja educado. ...
  5. Trate as pessoas como quer ser tratado.

Observar, cumprir, tolerar.

O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.

É no relacionar-se, no contato com as pessoas que temos a oportunidade de compreender os outros, evitando partir de juízos ou preconceitos. Ser atento para colher o melhor de cada pessoa, evitando cobrar dos outros o que não são capazes de produzir. Uma ótima lição é nunca cobrar as pessoas para além do necessário.

Ao interagir com outras pessoas, lembre-se de que elas têm seus próprios desejos, prioridades e necessidades. Portanto, tratá-las como você gostaria de ser tratado nem sempre é a melhor opção para orientar o seu comportamento.

Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

Respeitar é verbo transitivo direto, pois quem respeita, respeita alguém. Os pronomes que o complementam são o, a, os, as. Como em respeitamos, a forma verbal termina em S, essa letra desaparece, e o pronome se transforma em las.

Aqui estão algumas dicas para ganhar mais respeito:

  1. Seja educado. Sempre seja educado com todos que encontrar durante o dia, de seus familiares a seus colegas de trabalho, até o caixa no supermercado. ...
  2. Aja com respeito. ...
  3. Saiba ouvir. ...
  4. Seja útil. ...
  5. Não dê desculpas. ...
  6. Saiba perdoar. ...
  7. Esteja disposto a mudar.

Mostre a eles que entende a importância e que respeita tudo isso.

  1. Fale isso diretamente a eles. A forma mais fácil de mostrar gratidão é agradecer os seus pais pelo que eles são e fazem.
  2. Use gestos pequenos, mas importantes. ...
  3. Elogie seus pais sobre algo que eles fazem bem.

Orar pelo inimigo é algo que pode no mínimo libertar da raiva. Pode também fazer com que seu inimigo tenha uma outra atitude em relação a você. Precisa orar com sentimento? Ou seja, é preciso orar não tendo raiva do inimigo para que a oração funcione?

Ajudar ao próximo nos torna mais felizes e saudáveis. Quando ajudamos alguém, conhecido ou não, ficamos conectados ao mundo, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. E não é só com dinheiro que podemos ajudar, podemos doar nosso tempo, idéia e energia, se quer se sentir bem, faça o bem!

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

Oque é bom pra mim, pra você pode não ser; vou fazer oquê? Cada um, cada um, siga sua estrada e não olhe para minha... Fica na sua que eu ficarei na minha!

Se tudo pode acontecer, o que tiver que ser será e se tiver que ser vai ser, deixa rolar. Se tiver que ser será, pois Deus é justo. Deixar que o tempo passe, que as coisas amadureçam. E se tiver de ser, será, e se não tiver de ser, não será, acabou.

O que tiver que ser será, a seu tempo e seu momento, porque o destino é incerto e por vezes os ventos simplesmente não sopram a nosso favor, nem nossas velas estão prontas para serem içadas, apesar de nosso empenho.

Nunca faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para você. Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas. Façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês.

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?

“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, o servo de todos!” (Mc, 9,35) | Palavra de Vida de Setembro.