O que devemos fazer para evitar um AVC?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Como prevenir um AVC?

  1. Controle da Hipertensão Arterial;
  2. Tratamento do Diabetes;
  3. Redução nos níveis de Colesterol;
  4. Redução de peso;
  5. Prática regular de exercícios físicos;
  6. Não fumar ou parar de fumar;
  7. Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono;

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Normalmente os sintomas do AVC aparecem de uma hora para outra, rapidamente. A pessoa não estava sentindo nada e de repente começa a sentir: Dor de cabeça súbita e intensa sem causa conhecida— aquela maior dor de cabeça que a pessoa já sentiu, como se fosse um trovão.

Dentre os aliados na prevenção do AVC, a diminuição do consumo de sal é uma das medidas mais populares, mas uma pesquisa recente afirma que comer mais banana pode ser uma boa opção.

A nutricionista Joanna Sievers, professora da Universidade do Vale do Itajaí (SC), nota que a planta Camellia sinensis, que dá origem ao chá-verde, é cheia de compostos com propriedades positivas. “Eles têm ações antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares”, explica.

Uma pesquisa da Universidade de Cincinnati, nos EUA, revelou que aproximadamente um em cada sete Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC's) – também chamados de derrames – ocorrem durante o sono. O estudo foi publicado pela revista “Neurology”, que é ligada à Associação Norte-americana de Neurologia.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

A pressão arterial pode estar normal durante um AVC. O que mais importa para saber se está tendo um AVC é se há perda de alguma função que existia antes (força, sensibilidade, coordenação, fala, visão, etc), esecialmente de apenas um lado do corpo.

Os principais sintomas do AVC silencioso
Dor de cabeça, tontura e mal-estar geral também podem ser indicativos. Em alguns casos, os pacientes podem apresentar uma leve perda de memória e mudanças repentinas de humor ou personalidade.

O tabagismo e o sedentarismo são alguns dos fatores que aumentam a predisposição para a ocorrência de AVC, assim como colesterol alto, diabetes, hipertensão, consumo excessivo de álcool, o uso de drogas ilícitas e idade avançada.

Além de diminuir o risco de doenças cardíacas, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e aumentar a resistência física, um novo estudo revela que o suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Segundo os pesquisadores, o vegetal é uma promessa para combater a progressão da demência.

Os principais exercícios de fisioterapia para AVC são aqueles que estimulam o movimento de punhos e antebraço, articulação dos joelhos e sola dos pés. Estes exercícios podem ser feitos de forma contínua por mais de 1 minuto cada um.

Um ótimo remédio caseiro para prevenir o derrame cerebral, cientificamente chamado de AVC, e outros problemas cardiovasculares é consumir regularmente a farinha de berinjela porque ela ajuda a diminuir a taxa de gordura no sangue, evitando o "entupimento" das artérias por coágulos ou excesso de gordura.

No entanto, apesar de serem ricos em colesterol, os ovos também são uma grande fonte de nutrientes saudáveis, como proteínas, vitaminas, fosfolipídios e carotenoides. Pesquisas recentes têm reunido evidências cada vez mais sólidas de que os ovos realmente não influenciam o risco de doença cardiovascular (DCV).

Lácteos podem ajudar a reduzir risco de AVC e hipertensão, segundo estudo. Consumir lácteos, especialmente iogurte, pode reduzir o risco de hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com um estudo recente.

Alguns exemplos de chás que podem ajudar a melhorar a circulação são:

  1. Chá de carqueja. ...
  2. Chá de meliloto. ...
  3. Chá de castanha-da-índia. ...
  4. Chá verde. ...
  5. Chá de ginseng. ...
  6. Chá de alecrim.

Após um AVC alguns Pacientes Desenvolvem Dores Crônicas: Um em cada 10 pacientes que sofreu um Acidente Vascular Cerebral, AVC, sofre de Dor Crônica e Debilitante, tipicamente descrita como “uma dor afiada” ou “uma queimação”. O problema é denominado síndrome de dor central após acidente vascular cerebral (CPSP).

Inclua produtos de pão integral e cereais em sua dieta diária. Farinha de aveia e farelo de cereais são opções maravilhosas.

“O AVC é mais comum a partir dos 50 anos, além da incidência dobrar a cada década a partir dessa idade.