O que devemos e não devemos fazer no Sábado de Aleluia?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Além da Eucaristia, também é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão. Originalmente, durante o Sábado de Aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como a abstinência no consumo de carne vermelha, que deveria ser substituída por peixes.

A Igreja Católica orienta seus fiéis, ainda, para que não consumam comidas e bebidas reconhecidamente prazerosas, como chocolates, outros doces e bebidas alcoólicas. Na visão da instituição, no sábado de aleluia ainda não é hora de festa, mas de penitência pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Neste período as pessoas adotam muitos costumes repassados há gerações e que se tornaram quase obrigação para os fieis. Não comer carne, não ouvir músicas seculares, fazer jejum com pão e água, não varrer a casa e até não lavar o cabelo são alguns exemplos praticados pelas pessoas durante a Semana Santa.

"Muitas pessoas acreditam que é permitido fazer barulho a partir das 5:00 da manhã até as 22:00 horas." Em vista disso, "não há uma hora específica para que uma pessoa use o som com muita altura", incomodando a tranquilidade de terceiros e perturbando os vizinhos.

Em algumas igrejas anglicanas, incluindo a Igreja Episcopal dos Estados Unidos, uma liturgia da palavra muito simples se realiza neste dia, com leituras comemorando o enterro de Jesus. Os ofícios diários também são observados. O Livro da Oração Comum anglicano chama este dia de "Véspera da Páscoa".

Para muitas pessoas, o sábado de aleluia é um dia de jejum ou abstinência de carne. Essa prática é comum entre os católicos e pode ser uma maneira de se concentrar na espiritualidade durante a Semana Santa. Algumas pessoas escolhem jejuar completamente, enquanto outras optam por uma dieta de pão, água e vegetais.

Não existe nenhuma contraindicação por parte da Igreja Católica sobre o consumo de carne no Sábado de Aleluia. No entanto, por ser um dia voltado para o silêncio, para a reflexão, os fiéis optam por fazer oração e jejum na data.

As luzes da igreja devem permanecer apagadas. O diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja.

O sábado é o dia ideal para ir a igreja, orar, meditar, estar com a família, amigos, passeios em meio a natureza, visitar orfanatos, asilos… Todos nós temos muita necessidade de dar e receber amor, de saber que há pessoas que se preocupam conosco e com quem nos sentimos bem.

Período: da quarta-feira Santa (lava-pés) até o Pentecostes. Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição. Tema Básico: esperança na ressurreição de toda forma de vida criada por Deus.

Além de se abster da carne vermelha, os católicos costumam não beber álcool neste dia. Então, se você é católico e quer saber se poder beber na sexta-feira santa, a resposta é: não. Nada de bebedeira. O vinho é a única bebida permitida.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e beber álcool.

Círio Pascal. Todo ano isso nos é recordado durante a Vigília Pascal, que popularmente chamamos de “Missa do Sábado de Aleluia”. Durante esta Celebração se acende o Círio Pascal, que é aquela grande vela que entra em procissão enquanto se acendem as luzes da Igreja.

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento. Por outro lado, é recomendado a realização jejum na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

Normalmente, no Sábado Santo, acontece a preparação da Igreja para a celebração da Vigília Pascal. Os grupos pastorais se organizam para ornamentar e limpar a Igreja. Esse ano, devido à pandemia da Covid-19, não poderá haver aglomeração, então, somente algumas pessoas farão esse trabalho.

Sábado de Aleluia é uma celebração religiosa que comemora a espera pela ressurreição de Jesus após a crucificação (que é relembrada na sexta-feira santa). É o último dia da Semana Santa, que antecede a comemoração da Páscoa. No sábado de aleluia, é relembrado o dia que o corpo de Cristo ficou sepultado.

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento. Por outro lado, é recomendado a realização jejum na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

Senhor, a Ti, que és o Criador de tudo o que sou e do que possuo, dedico a minha vida, clamando para que eu veja e faça sempre a Tua vontade, e que minhas obras honrem e glorifiquem o Teu Nome. Amém! (Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai).

São eles:

  • Não varrer a casa.
  • Não ir a festas.
  • Não realizar atos que contradigam a natureza da Sexta-feira Santa.

Elementos do Círio
Na vela são cravados 5 grãos de incensos que simbolizam as chagas no corpo de Cristo: a coroa de espinhos, o prego da mão direita, o prego da mão esquerda, o prego dos pés e o corte feito no lado direito do seu peito. Ao centro há uma cruz e o ano em curso.