O que deve ter em um folder?

Perguntado por: lmenezes7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

10 dicas para fazer um folder

  1. 1- Seja objetivo. A maioria das pessoas não tem tempo a perder. ...
  2. 2- Não seja superficial. Aqui vem o dilema: o quanto ser descritivo em certos pontos? ...
  3. 3- Chamada principal. ...
  4. 4- Subtítulo. ...
  5. 5- Introdução. ...
  6. 6- Lista de tópicos. ...
  7. 7- Detalhe alguns desses tópicos. ...
  8. 8- Gráficos e infográficos.

Enquanto panfletos ou folhetos podem não ter dobras, o folder tem pelo menos uma dobra e ilustrações. Um folder é composto pela capa (página principal), a mensagem interna e a última página, que costuma conter elementos como contatos e outras informações relevantes. Um folder pode ser promocional ou institucional.

Veja passo a passo como montar um folder a seguir:

  1. Definição do conceito a ser transmitido;
  2. Definição de uma persona;
  3. Criação do conteúdo;
  4. Escolha do design e personalização do layout;
  5. Inserção da identidade visual da empresa;
  6. Destacar as informações de contato;
  7. Revisão e impressão do folder.

Como fazer um panfleto que chame a atenção?

  1. Estabeleça um ponto focal claro. Toda peça publicitária precisa de um ponto focal, a parte do layout que deve “fisgar” a atenção do cliente. ...
  2. Escolha imagens relevantes. ...
  3. Selecione a fonte adequada ao seu projeto. ...
  4. Use cores para encantar o seu público. ...
  5. Encontre o equilíbrio.

O folder é um material impresso utilizado para divulgação de empresas, produtos ou serviços, e também pode ser utilizado como informativo. O folder não possui um formato padrão definido, podendo ter tamanhos e formatos variáveis, além de incluir dobras verticais ou horizontais.

O folder é um material gráfico cujo nome vem do verbo to fold, em inglês, que significa dobrar. Ele é batizado assim porque, tradicionalmente, consiste em um material impresso dobrado ao meio ou em 3 partes — o que transforma uma simples folha em uma espécie de brochura.

O fôlder (dobra) é o nome que designa um tipo de impresso publicitário. O fôlder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária, também é chamado de texto “voador”.

Em termos gerais, flyer, folheto e panfleto traduzem o mesmo produto. Já o folder tem o objetivo de passar mais informações e por isso sua principal característica é a utilização de dobras. No resumo, se tem dobra, é folder. Se não tem, é folheto, panfleto ou flyer.

Nos modelos de folders, elas são comumente divididas entre 8 opções, sendo elas:

  1. Dobra simples. A dobra simples também pode ser nomeada como “dobra central” ou “dobra ao meio”. ...
  2. Tipo sanfona. ...
  3. Tipo carteira. ...
  4. Dobra tipo janela. ...
  5. Dobra enrolada. ...
  6. Dobra em cruz.

O termo folder vem do inglês “fold”, que significa dobrar. Em resumo, o folder é um panfleto com dobras.

Confira os mais comuns: 16 páginas formato fechado 27×41 cm. 32 páginas formato fechado 21×27 cm. 20 páginas formato fechado 27×33 cm.

Como criar um folheto em 8 passos

  1. Dirija-se ao público certo.
  2. Escreva texto relevante.
  3. Use os elementos visuais certos.
  4. Escolha a dobragem ideal.
  5. Descubra o tipo de letra perfeito.
  6. Pense no posicionamento do conteúdo.
  7. Escolha o tipo de papel perfeito.
  8. Faça um esboço.

Ao se falar de material educativo, pode-se destacar o folder. Segundo Paula e Carvalho (2014), o folder é um impresso de pequeno porte, sendo constituído por uma folha de papel A4, com uma ou mais dobras, e seu conteúdo tem caráter informativo ou publicitário.

O que é folder digital? O folder digital é um material criado com o objetivo de informar e divulgar produtos de uma determinada empresa ou profissional, ajudando nas campanhas de marketing.

Certifique-se de incluir as seguintes informações de contato essenciais em seu panfleto:

  • Nome da empresa.
  • Site na internet.
  • E-mail.
  • Contas de redes sociais.
  • Número de telefone.
  • Endereço.

O panfleto deve conter mensagens rápidas e de fácil entendimento com conteúdo atrativo e elementos que levam a ação, como o famoso “peça já” ou “ligue agora”. Passo 2: No processo de criação, deve-se pensar que a mensagem deverá atingir os cinco W's: Who (quem), what (o que), where (onde), when (quando) e why (porque).

Que elementos fazem parte de um folheto panfleto?

  • Identidade visual. É fundamental que seu material esteja alinhado à identidade visual da sua empresa. ...
  • Cores. Pode não parecer, mas as cores possuem uma grande importância na construção do layout. ...
  • Papel e gramatura. ...
  • Utilização de imagens.

A função do folder promocional é promover um determinado produto ou serviço, podendo ser usado, por exemplo, em um lançamento de produto ou uma marca nova no mercado.

O folder, material gráfico muito comum em ações de publicidade, se caracteriza pela presença de dobras (horizontal ou vertical), o que gera um material com capa, contracapa e espaço interior para informações de texto, imagens e gráficos.

Tamanho. Os folders costumam ser feitos em papel A5 (15×21 cm) ou A4 (21×30 cm), mas também podem ser maiores, 30×42 cm, já que a folha será dobrada em três para formar uma espécie de livreto. Fique atento ao que deseja e à quantidade de informações para escolher as dimensões ideais para seu objetivo.