O que deve ser feito quando a vítima está inconsciente?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Caso a vítima esteja inconsciente, o melhor a se fazer é deitá-la na posição lateral de segurança e aguardar pelo socorro (192). Em caso de vítimas conscientes, é preciso tentar levantar os níveis de açúcar no sangue.

Como agir:
- Deite a vítima de costas e verifique o pulso dela; - Inicie os procedimentos de reanimação: coloque as mãos entrelaçadas no centro do tórax e comprima-o entre 4 e 5 cm, repetindo o procedimento 100 vezes por minuto até o socorro chegar. A cada 30 vezes, verifique se há pulso e continue.

— Em vítimas inconscientes, deve-se tentar acordá-la e, não tendo resposta, deve-se iniciar um estímulo doloroso. Para realizar esse estímulo, deve-se, procurar o osso externo no peito da vítima, fechar a nossa mão e fazer uma leve compressão. Caso a vítima esteja consciente, ela reagirá a esse estímulo.

Se se deparar com uma vítima inconsciente mas a respirar normalmente e se não suspeitar ser vítima de trauma, deve colocá-la na chamada “Posição Lateral de Segurança” (PLS).

De acordo com a medicina, estando o paciente inconsciente, o médico deve realizar sua conduta com base na vontade anterior do paciente, ou, na da família. Ele também pode recorrer ao Comitê de Bioética da Instituição para decidir qual atitude deve tomar.

Isso é básico de Medicina de Emergência. O primeiro passo é checar se o paciente tem pulso. Ao mesmo tempo, as enfermeiras estão colocando o paciente em monitorização e coletam todos os sinais vitais. Após isso, eu avalio se a via aérea está pérvia, assim como o padrão respiratório.

Mantenha os braços esticados e use o peso do corpo para fazer compressões rápidas e fortes; Inicie compressões com a frequência de 100 por minuto (ou seja, 5 compressões a cada 3 segundos), comprimindo o tórax na profundidade de, no mínimo, 5 cm para adultos e crianças e 4 cm para bebês.

Neste caso, respeita-se a sequência ABC, ou seja, abertura das vias aéreas (Airway), ventilação (Breathing) e circulação e controle de grande sangramentos externos (Circulation).

Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).

A respiração boca a boca é realizada para oferecer oxigênio quando uma pessoa sofre uma parada cardiorrespiratória, fica inconsciente e não respira.

SÓ IMOBILIZE A COLUNA CERVICAL SE HOUVER SUSPEITA DE TRAUMA. Coloque suas mãos na face da vitima, por trás, segurando nas mandíbulas, de forma a impedir movimentos do pescoço. Determine o nível de consciência utilizando o método AVDI. O que você está sentindo?

Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°.

Pacientes em estado vegetativo não mostram evidências de que estão cientes de si mesmos ou do ambiente e não conseguem interagir com outras pessoas. Não há respostas objetivas a estímulos externos, assim como a expressão e compreensão da linguagem.

Como fazer:
Estimular o contato físico dos membros da família, como o toque nas mãos, possibilidade de hidratação dos pés/mãos do paciente com massagem estimulante, toques no rosto, áudios de pessoas importantes e que não podem ter acesso ao hospital.

São elas: estado confusional agudo (delírio), morte encefálica, estado vegetativo persistente.

O método mais usual para avaliar o nível de consciência durante o coma é a Escala de Glasgow, que consiste em graduar a resposta do paciente frente a estímulos progressivamente mais intensos.