O que deve ser feito para preservar o manguezal?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 3 votos

5 motivos para preservar as florestas de mangue

  • Elas são uma defesa costeira natural. ...
  • Elas são sumidouros de carbono. ...
  • Elas fornecem meios de subsistência. ...
  • Elas incentivam o ecoturismo. ...
  • Elas são ricas em biodiversidade.

Inúmeras atividades antrópicas, diretas ou indiretas, podem comprometer a estrutura e funcionamento dos manguezais, como desmatamento, aterro, drenagem, assoreamento, extração de madeira, exploração da fauna e poluição.

Manguezais são a base de um ecossistema biodiverso, e atuam como berçário e protetor contra as mudanças climáticas. Os manguezais são ecossistemas típicos de regiões tropicais e subtropicais. Eles são definidos como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre.

Características. Os manguezais são ambientes ricos em nutrientes, o que decorre da abundância de matéria orgânica em decomposição, e possuem uma vegetação denominada “mangue”. Além disso, apresentam uma fauna características, visto as condições de marés que caracterizam esses ecossistemas.

Em especial o fim da Resolução nº 303, que estabelece os parâmetros para as Áreas de Preservação Permanente, é visto como um grave risco às áreas de restingas e manguezais. A questão gerou dúvidas já que essas áreas também são protegidas pela Lei da Mata Atlântica e pelo próprio Código Florestal.

Evidencia-se que a degradação ambiental dos manguezais é causada principalmente por atividades humanas, como urbanização, expansão agrícola, ocupação de indústrias marginais de manguezais, terrenos para construção civil, esgoto doméstico, tratamento de resíduos, turismo e desmatamento.

A vegetação do mangue, principalmente seu sistema de raízes, é capaz de reduzir o impacto da água do mar nas regiões costeiras, protegendo cidades litorâneas contra os efeitos da erosão das marés, tempestades, aumento do nível do mar, e até mesmo tsunamis.

O manguezal desempenha um importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo de maneira efetiva na produção primária na zona costeira. Este é um dos ecossistemas mais produtivos do mundo, devido ao volume de serrapilheira (material vegetal senescente - folhas, propágulos, etc.)

A flora também tem sido explorada: as árvores do manguezal são utilizadas para obtenção de madeira para construção de barcos, casas, cercados, armadilhas de pesca, além de servirem para produção de combustível na forma de carvão.

bioma costeiro

Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho.

O documento aponta que mudanças na extensão de manguezais podem impactar mais de mil espécies associadas a esse ecossistema. Dentre elas estão aves, peixes, plantas, mamíferos, répteis e anfíbios.

Sathia e Sekar (2012) relatam que a degradação dos mangues aumenta a mortandade de peixes, reduz a purificação da água e eleva a salinidade dos solos costeiros. Essas alterações em florestas de mangues causam instabilidades da biodiversidade, do meio físico e por consequência do microclima (Galvani e de Lima, 2011).

Esses dejetos são transportados até as baias e as lagoas, e todo esse material vai parar nos manguezais. Tudo isso está associado ao crescimento urbano desordenado. O maior risco com isso é a supressão e aterramento dos manguezais — ligados ao crescimento urbano”, avalia Moscatelli.

Elas também diminuem o impacto das tempestades, servem de zonas de reprodução para peixes e outros animais marinhos e constituem eficazes sistemas de filtragem que evitam o influxo de água salina que torna o solo inadequado para a agricultura.

Os manguezais são conhecidos como berçários porque existe uma série de animais que se reproduzem criando seus filhotes nestes locais. Os camarões se reproduzem no mar, na região da plataforma continental. Suas larvas migram para as regiões dos manguezais onde se alimentam e crescem antes de retornarem ao mar.

Nos manguezais acontece boa parte do ciclo de vida de muitos animais marinhos. São águas calmas, com muita matéria orgânica e baixa salinidade. Destruí-los tem impacto econômico imenso, pois são eliminados caranguejos, siris, peixes, camarões e mariscos.