O que deve ser dito na confissão?

Perguntado por: izanette8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

É necessário declarar todos os pecados graves que ainda não foram declarados em uma Confissão válida. É recomendável que os pecados veniais também sejam confessados, desde que haja o arrependimento e a intenção de não mais cometê-los, para receber sobre eles uma graça e o aconselhamento do sacerdote.

Os cinco passos necessários para fazer uma boa Confissão são os seguintes:

  • Exame de Consciência: — Procurar lembrar de todos os pecados que necessita confessar[9], ou seja, os pecados graves; ...
  • Arrependimento: ...
  • Declaração dos Pecados. ...
  • Absolvição. ...
  • Penitência.

Podemos dizer que são necessários quatro passos. No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar.

07/04/2021. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o pecado é uma falta cometida contra a razão, a verdade e a consciência reta. É uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo. Foi definido como “uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna” (§1849).

E para isso, o primeiro passo é fazer o bom exame de consciência. Aliás, o exame de consciência não precisa ser feito apenas para a confissão, mas ao cair da tarde, à noite, antes de dormirmos, podemos fazer essa reflexão e pedir a Deus por nossas faltas, antes de descansarmos.

Pecados considerados graves, como macular pão e vinho consagrados, violar o sigilo da confissão e planejar a morte do papa, normalmente só podem ser perdoados por bispos mais graduados, autoridades do Vaticano ou o próprio pontífice.

Comete-se um pecado venial quando, em matéria leve, não se observa a medida prescrita pela lei moral ou quando, em matéria grave, se desobedece à lei moral, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. «Enquanto vive na carne, o homem não é capaz de evitar totalmente o pecado, pelo menos os pecados leves.

Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba. O que será que os conhecidos 7 pecados capitais têm a ver com o sucesso ou o insucesso profissional?

Concedei-me a graça, meu Salvador, pela virtude do Sacramento da Penitência que acabo de receber, de não recair nestes pecados, e de levar de hoje em diante uma vida toda nova, sempre assistido pela vossa graça e perseverando no vosso amor até a hora da minha morte. Amém.”

Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância.

A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc.

Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos, por exemplo. O casal aberto para o amor é aberto para a vida e para o desejo de gerar filhos.

Para fazer uma confissão íntegra, o penitente deve: Acusar-se dos pecados graves da forma mais específica que puder, e não em termos vagos ou genéricos (por exemplo, se está consciente de ter pecado contra a pureza, deve especificar se foi por masturbação, fornicação, adultério etc.

O ato de contrição faz parte do sacramento da reconciliação e é rezado ao final deste, antes de receber a absolvição do padre.

Tomo consciência dos dons e benefícios que Deus me deu neste dia, repousadamente, atentamente. Peço simplicidade, humildade para encontrar-me comigo mesmo, tal como sou e desde o olhar de Deus que me ama. Olho aquilo que sou, aquilo que há em mim e me alegra, mas também o que há em mim e não me dá alegria.

Não se confessar e ir comungar sempre é complicado. Pode esconder a presunção de ser imune do pecado. E a experiência do pecado faz parte de nossa condição humana. Comungar sempre sem buscar a purificação pela Confissão pode também esconder uma falta de consciência da importância do sacramento da Penitência.