O que deve ser aplicado em uma pessoa que foi picada por serpente peçonhenta?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão. Manter o paciente deitado. Manter o paciente hidratado. Procurar o serviço médico mais próximo.

“Mantenha primeiro a tranquilidade, no máximo lavar o local da picada com água e sabão e a pessoa deve procurar um serviço médico mais próximo de sua residência para que o diagnóstico desse acidente seja feito e verificar se há necessidade ou não de tomar um soro para inativar o veneno”, explica o diretor médico do ...

Como medida de primeiros socorros, é importante lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão. E, também, manter o paciente deitado, hidratado e procurar o serviço médico mais próximo. Se possível, levar o animal para identificação.

A via de administração do soro recomendada é a intravenosa (IV) e o soro, diluído ou não em solução fisiológica, deve ser infundido entre 20 e 60 minutos, lentamente. Na impossibilidade de utilizar essa via, o soro pode ser administrado por via subcutânea.

Lavar o local da picada com água e sabão; ir até o hospital ou posto de saúde mais próximo; ficar deitado e elevar o membro que levou a picada; se possível, e em segurança, tire uma foto da cobra para ser identificada.

Os primeiros socorros consistem em lavar a área da picada com água e sabão, colocar o acidentado em posição confortável, de preferência deixando a vítima deitada com a área afetada em um nível abaixo do coração e levar a vítima ao atendimento médico mais rápido.

O soro antielapídico (bivalente), heterólogo e hiperimune, é indicado para o tratamento de envenenamento causado por picada de serpentes das espécies Micrurus frontalis e Micrurus corallinus (corais).

O soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético, heterólogo e hiperimune, é indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Bothrops (ex: jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outras) ou ainda do gênero Lachesis (surucucu pico-de-jaca).

A especialista disse que pernas e pés são os locais mais comuns para picadas de cobra e, nesses casos, a orientação é manter o membro em uma posição confortável para diminuir a pressão que acontece no local da picada. Dieynne Saugo foi diagnosticada com o novo coronavírus, o que pode agravar sua situação.

- Manter o local da picada voltado para cima. - Não cortar, furar, nem apertar o local da picada. - Beber bastante água; - Dirigir-se imediatamente ao serviço de saúde.

O tratamento é feito com a aplicação do soro (antiveneno) específico para cada tipo de acidente, de acordo com a gravidade do envenenamento. A aplicação dos soros deve ser por via intravenosa, podendo ser diluídos ou não, em solução fisiológica ou glicosada.

Quando uma pessoa e picada por um animal peçonhento, deve procurar socorro através de. soro, que induzirá a formação de anticorpos.

monitorar sinais vitais (pressão arterial e frequência cardíaca). sempre que possível, manter o acidentado em repouso, evitando correr ou que se locomova por seus próprios meios. limpar o local da picada com água e sabão. fazer curativo, fechando o local da picada.

O tratamento é feito com o soro específico para cada tipo de envenenamento. Os soros antiofídicos específicos são o único tratamento eficaz e, quando indicados, devem ser administrados em ambiente hospitalar e sob supervisão médica.

A doença do soro se desenvolve em mais de 16% dos pacientes, 1 a 3 semanas após a administração dos produtos FAb.