O que deve ser anotado no prontuário do paciente?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

Informações sensíveis ou discriminatórias: informações sobre a orientação sexual, religião, raça, etnia, opiniões políticas ou outras características pessoais sensíveis, ou discriminatórias não devem ser registradas no prontuário, exceto quando estritamente necessário para o tratamento do paciente.

Quem tem direito ao prontuário médico? Qualquer paciente que receba atendimento em saúde, seja em estabelecimentos públicos ou privados, tem direito ao prontuário. O documento deve ser preenchido por profissionais de saúde e arquivado de acordo com a legislação vigente.

Conteúdo: devem constar obrigatoriamente no prontuário os dados de identificação do paciente, anamnese, exame físico, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, diagnóstico(s) definitivo(s), tratamento realizado, evolução diária, procedimentos realizados. (Resolução CFM nº 1.638/2002, Artigo 5º.)

Como fazer um prontuário corretamente

  1. Crie um prontuário para cada paciente. O prontuário consiste em um documento individual. ...
  2. Preencha os dados de identificação com o máximo de informações. ...
  3. Tenha esmero na realização da anamnese. ...
  4. Faça notas de evoluções diárias. ...
  5. Elabore o sumário de transferência.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

O manual normativo resultante dessa resolução aponta que o conteúdo mínimo do prontuário deve constar da identificação do paciente, da história clínica, do exame clínico, do plano de tratamento, da evolução do tratamento ou tratamento propriamente dito e dos exames complementares (SALIBA et ai., 1997).

6 dicas de como organizar o prontuário de paciente

  1. Digitalize todos os documentos. ...
  2. Tenha um sistema de organização padronizado. ...
  3. Treine os colaboradores. ...
  4. Dê atenção aos locais de armazenamento. ...
  5. Automatize a organização. ...
  6. Garanta a segurança das informações.

Formulários com dados de identificação: neles devem constar os dados de identificação do paciente, como número de registro, nome, local e data de nascimento (ou idade aproximada), sexo, estado civil, nome dos pais, nome do cônjuge, profissão, pessoa responsável, endereço, telefones, procedência.

Tto — tratamento. Para finalizar, não poderíamos deixar de fora da nossa lista uma das siglas mais utilizadas entre os profissionais: tto. Na prática, ela significa tratamento e orienta aqueles que leem as prescrições sobre as formas corretas de atendimento ao enfermo relacionadas a seu caso.

Elas devem ser identificadas utilizando nome completo, categoria e número de inscrição profissional. Assim, anotação é uma responsabilidade legal dos profissionais de enfermagem e essa ação respalda tanto os trabalhadores na execução do cuidado quanto os pacientes que possuem o direito constitucional de saúde.

É imprescindível registrar logo após a realização do procedimento, atendimento, observação ou encaminhamento. A anotação de enfermagem pode ser feita de forma descritiva (textual), gráfica (por exemplo, sinais vitais) ou sinal gráfico (checar ou circular).

§ 1º O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.

Documento útil e indispensável no consultório médico, a ficha do paciente reúne todas as informações que o profissional da saúde precisa saber a respeito de seu “cliente”.