O que deve constar no sumário executivo?

Perguntado por: emaciel . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Em geral, o sumário executivo tem quatro partes:

  1. Comece pelo problema ou necessidade que o documento se propõe a solucionar.
  2. Defina a solução recomendada.
  3. Explique o valor da solução.
  4. Encerre com uma conclusão sobre a importância do trabalho.

Sumário Executivo – Descrição do negócio, Mercado alvo, Vantagens competitivas, Principais projeções de vendas e de lucratividade. Equipe de Gestão – Organograma e Currículo resumido das pessoas chave.

Inserir um sumário

  1. Posicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário.
  2. Acesse Referências > Sumário. e escolha um estilo automático.
  3. Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo.

O Resumo Executivo é uma visão geral concisa e direta de um documento ou projeto, geralmente apresentado na forma de relatório. O resumo executivo destaca os pontos mais importantes e relevantes de um negócio ou projeto, incluindo objetivos, estratégias, resultados esperados e implicações financeiras.

De acordo com o SEBRAE, o sumário executivo não entra em detalhes, mas elenca os principais pontos do plano. Ele deve ser resumido, mas informativo e persuasivo, no sentido de que deve convencer os potenciais investidores à leitura do plano na íntegra.

O resumo aparece no início, logo após o título e antes do sumário de TCC.

O sumário é o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho.

Características de um relatório executivo

  1. É um documento prático.
  2. Use uma linguagem clara e objetiva.
  3. Destaque os destaques do relatório.
  4. Resuma as idéias principais brevemente.
  5. O relatório deve ser operacional e funcional.
  6. Geralmente estão focados na gestão da empresa.
  7. Não deve exceder mais de 2/3 páginas.

O Sumário Executivo se trata da principal seção de um Plano de Negócios e deve expressar uma síntese do que será apresentado na sequência, preparando o leitor e atraindo o mesmo para uma leitura com mais atenção e interesse.

O que é o sumário executivo e para que serve? O sumário executivo é uma das partes fundamentais do plano de negócios, mas também funciona como um documento independente. Oferece, numa extensão máxima de duas ou três páginas, toda a informação básica para apresentar e defender um projeto empresarial.

O que a NBR 6027 diz sobre sumário?

  1. Se houver seções, os números que as indicam devem estar alinhados à esquerda,
  2. Os títulos e os subtítulos, se houver, vêm depois dos números das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título mais extenso, incluindo os elementos pós-textuais.

Página inicial -> Sumário -> Personalizar Sumário.

Seu sumário executivo precisa contar uma história sobre sua empresa e suas metas. Ele deve ter uma linguagem clara, concisa e persuasiva. No entanto, você também precisa dos detalhes do resumo e do restante do seu plano para ter as informações e os dados certos para fazer o backup.

A carreira do executivo
O executivo é, antes de tudo, um profundo conhecedor do negócio da empresa. Ele domina os pormenores do ramo em que atua, enxerga longe, conhece os procedimentos mais comuns da área, sabe lidar com pessoas, negociar e identificar oportunidades.

Um resumo executivo funciona como uma visão geral do projeto
Eles são projetados para fornecer aos leitores uma visão geral do conteúdo, as metas do projeto e as informações financeiras. Isso ajuda os leitores a avaliar rapidamente as informações de que precisam antes de tomar uma decisão comercial.

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.

Elementos pré-textuais (Folhas de rosto e de aprovação, Dedicatórias e Agradecimentos, Resumos e Listas) não devem aparecer no sumário. Elementos pós-textuais (Referências, Apêndices e Anexos) aparecem no sumário mas não recebem numeração.

Como colocar anexo em trabalho acadêmico? Deve-se fazer a indicação dentro do texto, e incluir o documento na seção específica de anexos, em ordem alfabética e respeitando a mesma ordem de indicação que o autor executou no corpo do texto.

Formatação do texto do sumário ABNT

  1. O título deve ser centralizado; a lista dos capítulos e subcapítulos deve ser alinhado à esquerda.
  2. Fonte Times New Roman ou Arial.
  3. Espaçamento entre linhas 1,5.
  4. Tamanho da fonte: 12.

Este é um dilema enfrentado por muitos jovens pesquisadores durante a elaboração do seu primeiro artigo. O resumo é semelhante a um sumário, mas bem conciso e direto. Já a introdução de um artigo é mais detalhada. Ela explica por que você conduziu o estudo, o que você pretendia conseguir e qual é a sua hipótese.