O que deuteronomio 6 7 diz ser?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

Como Você Pode Lembrar-se? Faça uma lista das coisas que Moisés ordenou ao povo que fizesse em Deuteronômio 6:7–9 para que melhor pudessem lembrar e guardar os mandamentos dos versículos 4–5.

Como pais, devem primeiro amar o Senhor com todo nosso coração e poder, portanto, mostrando aos nossos filhos o grande amor que temos por Ele. A razão para isso é que não podemos ensinar aos nossos filhos o que nós mesmos não possuímos.

Moisés é o autor de Deuteronômio.

A palavra Deuteronômio vem da língua grega. Significa “Segunda Lei”: deutero (segunda), nomos (lei). Trata-se da segunda apresentação da Lei de Deus ao povo, feita por Moisés, no fim dos 40 anos de travessia pelo deserto (Dt 1,1-5; 4,46).

O livro de Deuteronômio retrata Deus como rei e revela como seu povo deve viver em aliança com ele. Em minha igreja, intitulamos nossa série de sermões através desse livro de “O rei e seu caminho”. Essa provou ser uma série encorajadora para o nosso povo.

Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.

Você conhece os mandamentos: 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe'.

Ele não apenas ordena que seus filhos sejam instruídos precocemente e diligentemente neles, mas que eles devem obrigá-los a receber um sinal em suas mãos, etc. isto é, eles devem torná-los tão familiares a eles como se estivessem escritos em seus braços ou testas, ou nos postes de suas casas ou em seus portões .

Deuteronômio 5 contém uma revisão de Moisés dos Dez Mandamentos, que originalmente foram escritos em Êxodo 20. Moisés enfatizou que esses Dez Mandamentos são importantes para todas as gerações dos isralietas porque são o alicerce da retidão entre o povo do convênio de Deus.

Amarás ao Senhor teu Deus

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

No entanto, para que isso aconteça, e Deus também deseja que seja assim, é preciso que você conheça, ame e esteja dentro da vontade dele. A parte final do Salmo 15 diz que: “Quem faz isto nunca será abalado”, ou seja, quem anda no centro da vontade do Senhor sempre estará firme.

Os primeiros quatro capítulos de Deuteronômio são um “lembrete” da história israelita. Em mais de vinte outras ocasiões em Deuteronômio, Moisés disse ao povo que se “lembrasse” ou “não se esquecesse” de certos ensinamentos importantes para ajudá-los a manterem-se fiéis.

A base da sua religião era o reconhecimento da unidade de Deus com a compreensão e o amor de Deus no coração (Deuteronômio 6:4-5). O teu coração, a sede do sentimento e dos afetos – nomeadamente, do amor. A tua alma, o espírito vital; também a mente racional, como capaz da percepção e pensamento inteligente.

“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” Deuteronômio 31:8.

A retribuição a Deus só pode ser feita com a indicação que está em Dt 6,5: Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, com toda tua alma e com todas as tuas forças.

DEUS NUNCA OS DEIXARÁ, NUNCA OS ABANDONARÁ – Deuteronômio 31:6. Compreender a onipresença de Deus, que significa que Deus está presente em toda parte, deve encorajar-nos em tempos de aflição e nos impedir de pecar, porque Ele está sempre conosco e nos observando.

Você já leu mais de 250 páginas da Bíblia escritas pelo profeta Moisés, mais do que foi escrito por qualquer outro profeta do Velho Testamento.

A palavra Pentateuco tem origem do grego “pentateuchos“, que significa “cinco recipientes” e, no judaísmo, esses cinco livros são conhecidos como Torah . O Pentateuco narra o princípio da revelação de Deus ao homem e a história da origem do povo de Israel.

O livro de Gênesis é o primeiro dos cinco livros escritos por Moisés.