O que Deus viu em Maria?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A Bíblia diz que Maria foi agraciada, ou seja, achou graça aos olhos do Senhor. A palavra graça, na língua original (grega), quer dizer favor imerecido, ou seja, ela recebeu o privilégio, pela graça de Deus e sem merecer, de ser a mãe de Jesus, colocando-a assim ao mesmo nível de qualquer outra mulher.

Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho.

Maria foi a escolhida entre as mulheres para trazer o Messias ao mundo. O sonho das meninas da época era ser a mãe daquele que havia sido prometido pelos Profetas. Maria, então, recebeu a visita do Anjo Gabriel que lhe anunciou a grande missão. Ela encontrou graça diante de Deus e o Senhor estava com ela (Lc 1,28).

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo” (Timóteo 2:5,6). Porém, a fé católica prevê e recomenda orações aos Santos e também a Nossa Senhora.

Com o objetivo de mostrar o impacto da ausência da educação e do lúdico de uma geração para outra, o curta acompanha o passar do tempo da vida de uma família sem estudo. O filme acompanha como a ausência da educação ao longo das gerações impacta a construção do indivíduo.

Maria é a mestra de vida espiritual. Ela que caminhou na fé e abraçou de todo coração a vontade salvífica de Deus, como serva do Senhor, dedicou-se totalmente a pessoa e a obra de seu Filho, serviu e continua a servir ao mistério da redenção, socorrendo perpetuamente o povo de Deus em Cristo.

Ela nos leva a reconhecer nossas próprias limitações e fraquezas, assim como nossas forças. Maria, na Anunciação, reconhece seu próprio ser, conhece a si mesma como a menor de todas e, por essa razão, foi exaltada sobre todas as criaturas. Deus poderia fazer grandes coisas nela, graças a sua pequenez e humildade.

Maria ficou perturbada com a saudação do anjo Gabriel, pensou seu significado e fez a pergunta coerente com seu desconhecimento: “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?” (Lc 1,34). Após a explicação pedida, ela crê no anúncio do mensageiro e aceita: “Faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38).

A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.

Percebendo a nossa angústia, a Virgem Mãe não demora em manifestar a sua resposta. Demonstrando o alcance de sua santidade, a Virgem Maria disse: sim, faça-se, cumpra-se! “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra! ”. (Lc 1, 38).

O significado do nome Maria – De origem hebraica, Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, “é um nome de origem incerta, e provavelmente tenha vindo do hebraico Myriam, que significa 'senhora soberana, vidente'.

Maria, por sua vez, escolheu a melhor parte e essa não será tirada dela.” A despeito das concepções religiosas e espirituais sobre este texto, que, em geral, atribuem esta “melhor parte” a se aproximar de Deus ou algo parecido, outra interpretação é possível.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

Origem da intercessão de Maria
Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

Os nomes de seus filhos eram Judas, Justo, Tiago e Simão, e os nomes das duas filhas eram Assia e Lídia. Anos depois da morte de sua primeira esposa, ele levou Maria. Portanto, os irmãos de Jesus seriam os filhos de José com sua primeira esposa.

Na reconstituição, ela teria cabelos castanhos, na altura do ombro, o rosto seria fino, sobrancelhas grossas e olhos também castanhos. Além do português, o estudo terá traduções em inglês e italiano e a publicação foi confirmada na revista de filosofia e história Humanitas da Editora Escala.