O que Deus usou contra os midianitas?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Um juiz a quem Deus confiou liderar um exército de 300 homens que pelejou, vitoriosamente, contra os midianitas. A princípio, eram 32 mil, desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”.

El, Elohim, Aserá, Baal e Camos eram divindades cultuadas em seus res- pectivos santuários e em diferentes modos.

Os midianitas inimigos dos israelitas
Eles contrataram o profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Deus e depois levaram Israel a pecar contra Deus, com idolatria e imoralidade.

Entre os destaques da vida de Gideão está sua vitoriosa batalha contra os inimigos de Israel, quando os midianitas juntos aos seus aliados empreenderam uma invasão contra a nação e este triunfo foi precedido pela unção do Espírito Santo para que ele libertasse seu povo (Juízes 6:34).

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, filho da promessa.

Por causa disso, o Senhor entregou-os sob o domínio dos midianitas. Durante sete anos, Israel foi duramente oprimido, mas caiu em si e clamou a Deus (6:7) e mais uma vez o Senhor escutou o clamor do Seu povo e levantou outro libertador: Gideão.

Gideão não exercitou a vigilância constante; não cultivou a dependência de Deus e, consequentemente, teve um fim terrível. As argolas o prenderam. As argolas do pecado, as argolas de ouro. Ele foi posto de lado e o povo ficou escravizado, num momento obscuro e difícil.

Ambos faziam referência a um mesmo grupo - os descendentes de Abraão. Ismael foi gerado de Abraão e Hagar (Gn 16). Midiã foi gerado de Abraão e Quetura (Gn 25.1,2).

MIDIÃ e os midianitas [A história dos MIDIANITAS]
Midiã foi um dos filhos de Abraão com Quetura, sua segunda esposa após a morte de Sara, sua primeira esposa e meia-irmã.

O trigo que Gideão malhava nos lembra do pão que é alimento e comunhão com Deus. O lagar onde se faz vinho representa o sangue de Jesus nos purifica e guarda de todo mal. Quando estamos em comunhão com Deus e pedimos perdão pelos nossos pecados, o Senhor nos prepara e capacita para realizar sua obra.

Números 31:8 NVT
Os cinco reis midianitas morreram na batalha: Evi, Requém, Zur, Hur e Reba. Também mataram à espada Balaão, filho de Beor.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

II. Lições que podemos aprender da história de Gideão e os trezentos. Deus não nos chama porque somos suficientes, mas porque Ele quer nos capacitar a cumprir Sua vontade. Precisamos confiar em Deus e em Sua promessa de estar conosco em todas as situações.

Juízes 7 enfatiza a obediência de Gideão, a importância da fé e a noção de que Deus pode realizar grandes coisas por meio de poucos humildes e dedicados. 7:1. Então Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada... e se acamparam junto à fonte de Harode.

Juízes 6:1-24 NTLH. O povo de Israel pecou contra Deus, o SENHOR, e por isso ele deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos. Os israelitas se escondiam dos midianitas em cavernas e em outros lugares seguros nas montanhas porque os midianitas eram mais fortes do que eles.