O que Deus tem a ver com a matemática?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 5 de maio de 2023
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Deus faz aritmética. O Deus que reina no Olimpo é o número Eterno. Deus fez os números inteiros, tudo o resto é obra do homem. O principal objetivo de todas as investigações do mundo exterior deve ser descobrir a ordem racional e harmonia que tem sido imposta por Deus e que ele nos revelou na linguagem da matemática.

A fidelidade de Deus não só faz a matemática útil para nós, mas também nos comunica uma mensagem importante. A Bíblia nos diz que Deus a escolheu para estabelecer um pacto com as “leis fixas” do céu e da terra (que incluiria leis somatórias como adição).

João 15:16.

Kurt Gödel

A demonstração ontológica de Gödel é um argumento formal para a existência de Deus pelo matemático e filósofo Kurt Gödel (1906-1978). É uma linha de pensamento que data desde Anselmo de Cantuária (1033-1109).

Matemática no Império Babilônico
Eles se serviam das falanges da mão direita e continuavam a contagem na mão esquerda, e assim contabilizavam até 60. Este sistema é chamado sexagenal e é a origem da divisão das horas e dos minutos em 60 partes. Até hoje, dividimos um minuto por 60 segundos e uma hora, por 60 minutos.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

Huberto

Huberto ou Humberto foi um caçador cristão que se tornou o primeiro bispo de Liège em 708. É o santo padroeiro dos caçadores, matemáticos, oculistas e metalúrgicos.

Gauss é considerado o Príncipe dos Matemáticos. A história de que ele somou de 1 até 100 em poucos minutos quando ainda tinha 8 anos é a história que gera mais impacto.

Alguns fatores envolvendo o baixo rendimento dos alunos em Matemática podem estar diretamente ligados a alguns problemas, como: auditivos, visuais, leitura e escrita. O aluno não consegue ouvir claramente o que o professor está dizendo, levando-o à incapacidade de aprender os conteúdos matemáticos.

Segundo a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.

Tem-se um conceito pré-formado de que a culpa de os estudantes não se interessarem pela matemática é por falta de auxílio ou incentivo dos professores do ensino básico, mais a família também tem um papel fundamental no aprendizado dos alunos.

No Reino de Deus, é dividindo que a gente faz multiplicação. Porque Deus só multiplica aquilo que estamos dispostos a dividir.

Quando absorvemos a Palavra do Senhor na nossa vida, crescemos. E o mandamento do Senhor é: “Antes, crescei na graça”. A Palavra diz que devemos crescer em graça. E a graça é tudo que precisamos, mas não merecemos, nunca.

A multiplicação é um princípio divino. Não se resume apenas a multiplicação de valores e aquisição bens materiais. Por exemplo, a família faz parte do princípio multiplicador. A evangelização também faz parte deste mesmo parâmetro.

Ele também simplificou as relações trigonométricas, tornando-se precursor da geometria analítica. Viète é até hoje conhecido como “Pai da Álgebra”. François Viète escreveu: Matemática não é apenas números e sim envolve letras e toda capacidade que o humano conseguir expressar.

Deus é o outro da ciência que verifica; é o absolutamente Outro. O homem é feito para Deus e não pode deixar de reconhecê-lo quando ele passa na sua proximidade. A atitude que convém ao homem diante de Deus não é a de especulação nem a de interrogação, mas a de adoração, de humilde oração.

E a resposta de Pascal é que é irracional não acreditar em Deus, se pensarmos cuidadosamente nas alternativas: Deus existe e acredito; ganho o infinito. Deus existe e não acredito; perco o infinito. Deus não existe e acredito; o que perco não é significativo.

Se não existisse a matemática não teríamos edifícios, pontes, aviões, computadores, etc. Você sabia que o avião só voa devido a equações matemáticas descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII? Pois é.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Os números surgiram há mais de 30 mil anos quando os seres humanos tiveram que contar objetos e animais. Quando sentiam necessidade de contar aquilo que caçavam ou pescavam, os homens e mulheres primitivos desenhavam animais nas paredes para indicar sua quantidade.

Conheça a história de 5 gênios da matemática

  • Tales. Data e local de nascimento: 623 antes de Cristo, em Mileto (na região da atual Turquia) ...
  • Pitágoras. Data e local de nascimento: 571 antes de Cristo, em Samos (Grécia) ...
  • Euclides. Data e local de nascimento: 330 antes de Cristo, em Alexandria (Egito) ...
  • Arquimedes. ...
  • René Descartes.