O que Deus quis mostrar com o ministério de Elias?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Deus lhe dá o caminho e toda a instrução, além de mostrar a ele, que não estava sozinho naquela situação, que outros milhares de pessoas sentiam as mesmas dores e tinham os mesmos medos, passavam pelas mesmas lutas. Olhar para fora da caverna ressignifica o sofrimento de Elias e lhe dá um novo sentido para viver.

O retrato de Elias na caverna é uma demonstração clara de como o propósito de Deus prevalece sobre as nossas falhas. O Senhor poderia ter deixado Elias entregue ao seu desânimo naquela caverna. Ele poderia ter levantado outra pessoa para o lugar de profeta em Israel, porque ninguém é indispensável perante o Senhor.

A história de Elias e Eliseu nos inspira a andarmos com pessoas que desfrutam de intimidade com Deus e que, por isso, vale a pena serem seguidas e imitadas.

Assim como Elias, diariamente nos deparamos com pessoas e podemos nos reconhecer nesta mesma condição, lidando constantemente com angústia e ausência de força para lidar com suas frustações. Por outro lado, está cada vez mais escassa, a disponibilidade de ouvidos para escutar as dores da sociedade.

Elias nasceu em Tisbe, no século IX a.C., na época do rei Acabe. Dedicou a sua existência para distanciar o povo da adoração dos ídolos e trazê-las de volta ao verdadeiro e único Deus, coerente com o nome que lhe foi dado: Elias, de fato, significa "O Senhor é meu Deus".

I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

Os erros que Elias cometeu:
“Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas. Expectativa é você ter uma idealização (…) E quando ela não se materializou, quando a realidade foi diferente, ele se frustrou e desanimou.

31 E Elias tomou adoze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. 32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um sulco em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Elias pensava estar só e sabendo que buscavam sua vida para o matar, então com medo entra na caverna. Elias estava desanimado com o ministério e desejava a morte (1 Reis 19:4). Apesar de Elias ter sido corajoso em enfrentar Acabe e ter grande vitória contra os profetas de Baal, Deus o precisava ensinar mais.

A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro. A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.

O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu. Nos tempos atuais, às vezes, falamos do “manto” de autoridade que o profeta recebe quando é ordenado e designado.

8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”.

Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.