O que Deus quis falar com Josué?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Ele teria que reivindicar a terra de seus habitantes atuais, lutar e liderar batalhas e prover liderança espiritual para um grande grupo de pessoas. Ao sentir o peso avassalador da tarefa diante dele, o Senhor proferiu estas palavras de incentivo: “Não to mandei eu?

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

A Bíblia diz em Hebreus 11.6, que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Veja ainda o que diz a Palavra do Senhor em Josué 1.9: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Eu estarei contigo” (Dt 31,23). No livro de Josué, Deus pede a Josué que seja um fiel cumpridor das ordens deixadas por Moisés (Js 1,7). Deus esteve ao lado de Moisés e fará o mesmo com Josué (Js 1,5). Assim como Moisés, Josué não está acima da Torá, mas dela deve ser fiel seguidor (Js 1,8).

Território é o tema central de Josué. A introdução do Deuteronômio reconta como Javé concedeu o território aos israelitas, mas depois retirou a dádiva quando Israel hesitou em conquistá-la depois que dos doze espiões, apenas Josué e Calebe confiaram em Deus.

7 PROPÓSITO DO LIVRO o livro de Josué faz uma ponte entre o Pentateuco e os demais livros do Velho Testamento, apresentando-nos de modo maravilhoso a conquista e divisão da Terra Prometida, provando-nos a fidelidade de Deus para com o Seu povo eleito em TUDO o que Ele promete!

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Após a vitória da batalha em Ai, Eleazar dá início ao casamento duplo de Josué e Aruna e de Salmon e Raabe.

Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares. Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Seja corajoso e anime-se!

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé. Os desafios não acabam quando passamos a confiar nele, por isso sem fé é impossível agradar a Deus. Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades.

Deus dá a notícia a Josué da morte de Moisés. Josué se abala mas olha para o céu com muita coragem e determinação. Deus dá a ordem para Josué e seu povo passarem pelo rio Jordão e conquistar Israel. Deus diz que nunca desamparará Josué e que fará o povo herdar a terra que prometeu dar aos pais de Josué.

O livro de Josué conta uma historia de uma fulminante campanha militar, durante a qual os poderosos reis de Canaã foram derrotados nos campos de batalha e as tribos de Israel herdaram suas terras. (FINKELSTEIN e SILBERMANN, 2003, p. 103).

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Significado: Forma aportuguesada do nome hebraico Yehoshua, que significa "Deus é a salvação". Personalidade: Josué de Castro, médico e geógrafo brasileiro, foi estudioso da questão da fome e influenciou a geração de artistas do movimento Mangue Beat.

Podemos trazer para os nossos dias todas as lições que o livro de Josué nos ensina: aprender que a terra continua sendo dom de Deus para todos os seus filhos e filhas e que a conquista de direitos deve ser uma luta cotidiana; que o diferente não deve representar para nós ameaça, mas também possibilidade; que os ...