O que Deus quer dos pais?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Deus quer que os pais sejam os primeiros e principais educadores dos filhos. E não é possível educar sem Deus e sem religião. São Tomás de Aquino disse que a missão dos pais é uma tarefa, até certo ponto, paralela ao sacerdócio dos padres (Contra os Gentios 4, 58).

O que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.

Ele quer que você tenha todas as bênçãos da vida eterna. A vida eterna significa muito mais do que uma vida longa e sem fim. Alcançar a vida eterna significa tornar-se semelhante ao Pai Celestial, viver como Ele vive e receber a plenitude da alegria.

Amorosa e cuidadosa, a mãe cristã reflete à seus filhos, o caráter de um Deus vivo e verdadeiro, que tem planos e projetos para todo ser humano. A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites.

O 5º Mandamento da Lei de Deus é: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra, que o Senhor, Teu Deus, Te dá” Êxodo, 20:12. A família é a unidade mais básica da vida. O relacionamento com nossos pais, ou mesmo a ausência deste relacionamento, afeta de maneira PROFUNDA cada um de nós.

Um pai segundo o coração de Deus é um pai que educa seus filhos, sem irritá-los ou desanimá-los, pois essa educação se alicerça na disciplina e admoestação do Senhor (Colossenses 3.21) Um pai segundo o coração de Deus é um pai que demonstra aos seus filhos que ama e considera a mãe deles (I Pedro 3.7)

Sete atitudes para ser um bom pai

  1. Participe ativamente e com frequência da vida escolar. ...
  2. Não troque afeto por presentes. ...
  3. Carinho é tudo. ...
  4. Não seja autoritário, mas tenha autoridade. ...
  5. Não seja excessivamente permissivo. ...
  6. Garanta seu espaço. ...
  7. Seja um bom cidadão.

Os filhos devem honrar seus pais como aqueles escolhidos por Deus para proteger, cuidar, prover e ensinar a Palavra de Deus, o caminho que leva à salvação.

– Lucas 14:26. “Se alguém vem a Mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo” (Lucas 14:26).

Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. Aquele que acha a sua vida, a perderá, ma s quem perde sua vida por causa de mim, a achará (Mateus 10,37-39).

Os pais têm uma missão sagrada na terra, pois deles dependem a geração e a educação dos filhos de Deus. Eles são os primeiros mensageiros de Deus na vida dos filhos, sobre os quais têm o poder de atrair as dádivas divinas. Não importa qual seja a idade do filho, ele sempre deve pedir a bênção de seus pais.

Deus nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito, não para nos condenar, mas para nos salvar. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Os filhos são uma bênção de Deus, que Ele nos dá como recompensa e alegria (Salmos 127:3-5). São uma grande responsabilidade mas também um consolo na velhice. Os pais devem proteger e educar os filhos no conhecimento de Deus e os filhos devem respeitar e obedecer os pais.

Para Deus, o mais importante é o que vai em nosso coração, o que pensamos sobre nós mesmos e que direciona nossos desejos e emoções. A partir da forma como nos vemos, o Senhor começa a agir em nossas vidas. Deus não se importa com nossa estatura, conta bancária ou se possuímos bens materiais. Ele vê nosso interior.

Continuar lendo Em que pais Deus nasceu?