O que Deus odeia na Bíblia?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Os 7 pecados capitais são a ira, o orgulho, a inveja, a luxúria, a preguiça, a avareza e a gula. Pecado capital significa algo como "grande pecado" ou "pecado superior". Segundo a Bíblia, todo pecado - seja grande ou pequeno aos nossos olhos - tem as mesmas consequências: o afastamento da presença de Deus e a morte.

Fornicação, substantivo feminino, significa «ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas». Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).

Mas Jesus também destaca quem são as pessoas que podem receber esta vida eterna. “Todos os que me deste”, ou seja, todos que se relacionam, que buscam um relacionamento com Deus. A vida em relação é uma benção de Deus. Pois é na relação que conhecemos, crescemos e aprendemos uns com os outros.

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".

Deus fica feliz com a sua alegria. Muitas vezes ao pensarmos no Senhor, logo pensamos nas palavras seriedade, temor e justiça, de fato tudo isso representa Ele, mas a alegria também! Estar na presença de Deus, significa estar alegre.

Um coração que agrada a Deus é um coração que adora a Deus em Espírito e Verdade.

Se existe uma atitude que não agrada o “coração” de Deus é esta: semear maus comportamentos dentre os irmãos, fazer fofocas e comentários negativos dos outros, abandonar a comunhão por motivos irrelevantes e ainda querer ser o dono da razão (reflita em Provérbios 6:16-19).

No Novo Testamento, Paulo relaciona dezessete pecados mortais: “Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.” Há os pecados contra a fé (incredulidade de Deus e heresia), contra a ...

Que a paz tão maravilhosa de Jesus Cristo envolva o seu coração. Deus não faz acepção de pessoas, todas as pessoas são iguais para Ele. Ele não ama uma pessoa mais do que ama outra, o amor Dele é o mesmo para com todos.

Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc.

Mt 12, 31). O único pecado que Deus não perdoa é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Para o crente, não há pecado que o sacrifício de Jesus não cubra; não há pecado que Deus não possa perdoar, mesmo que o consideremos o “pior” (veja 1 Timóteo 1:15).

Por fim, a explicação acima em torno da passagem de Mateus se aplica igualmente bem a Lc 12,10: “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito santo não será perdoado.”.

Os pecados são classificados em duas categorias: venial e mortal. Na primeira, enquadram-se os pecados de matéria leve, que não nos fazem perder a graça santificante e pelos quais podemos obter perdão no momento do ato penitencial, na celebração da Missa.