O que Deus faz com nossas lágrimas?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Deus vê e Deus guarda e recolhe cada uma de nossas lágrimas. Elas demonstram nossa fragilidade em meio a uma situação. Faz com que reconheçamos que não somos tão independentes do criador como imaginamos.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5) Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor. Cedo ou tarde, terá de tomar suas decisões.

Quanto vale uma lágrima? Será que vale o suficiente para você demonstrar que errou, ou que precisa de um perdão?

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

Márcio Mendes mostra-nos que o dom das lágrimas é uma maneira de se expressar diante de Deus, é um dom simples e humilde do Espírito Santo que traz em si uma força salvadora. Não tem nada a ver com desânimo, moleza, vontade fraca, negativismo, depressão ou mesmo tristeza.

Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.

No percurso do amadurecimento espiritual, as lágrimas surgem do pesar pela separação de Deus, do luto pela salvação perdida, e da consciência do pecado, que nos distância do coração do Senhor.

Veja o texto bíblico: “Em verdade, em verdade vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se converterá em alegria”.

8 Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?

Este versículo em outras versões da Bíblia
4 E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.

Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina).

A lágrima é formada por proteínas, lipídios e mucina e seu gosto salgado é assim exatamente por conta dos sais que ajudam a manter o equilíbrio do corpo, funcionando também como antisséptico e atuando na prevenção contra possíveis infecções por bactérias e fungos.

Lágrimas são secreções formadas por água, sais minerais, proteínas e gorduras, produzidas pelas glândulas lacrimais para limpar, purificar e lubrificar os olhos.

De acordo com Marcelo Machado, professor de biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o gosto salgado da lágrima é devido á presença de diversos sais que têm como objetivo manter o equilíbrio do organismo.

Deus vê e Deus guarda e recolhe cada uma de nossas lágrimas.

A regra é simples: Se você planta o mal, é o mal que colheras, se planta o bem é o bem que colheras. Então quando plantamos o mal e depois passamos a plantar o bem, demora um pouco para podemos colher os frutos do bem, porque o mal que você plantou la atras você vai ter que colher.

O Salmo 126 é um cântico comunitário de confiança que habilmente emprega metáforas para proclamar Deus como aquele que traz alegria da tristeza, riso das lágrimas e bem do mal. É a história de um grupo de pessoas relembrando um momento de grande alegria e esperando por ele novamente.

Se o Espírito Santo é uma pessoa, um ser relacional, o que fortaleceria a influência da pessoa do Espírito sobre a minha, seria justamente o meu relacionamento com Ele. Quanto mais nos relacionamos com Deus mais intensamente vivemos debaixo da sua influência.